Criados pela Agência Nacional de Águas (ANA), o banco de dados Hidro e seu respectivo endereço de internet, http://hidroweb.ana.gov.br , oferecem informações de todo o Brasil sobre pluviometria, fluviometria, sedimentologia, entre outros. Dados que a Secretaria de de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e as Defesas Civis municipais e estaduais de Rondônia e Acre poderão utilizar após treinamento oferecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) esta semana, no Centro Regional de Porto Velho.
Informações relevantes, sobretudo, para quem depende das cheias e vazantes dos rios amazônicos. “É o segundo treinamento que fazemos porque o nível do rio interfere na captação da água e precisamos de dados diários”, explica Railson Correa, gerente de produção de água da Saerb. O mini-curso foi realizado através de sistema de videoconferência com Brasília e ensinou aos usuários como instalar o programa e trabalhar com seus recursos. Detalhes sobre rios, bacias e estações da ANA estão disponíveis no banco para download ou acesso pela internet. “Para obter dados hidrológicos de uma única estação ou trabalhar com banco de dados, é importante baixar as informações atualizadas”, explica Taíse Bresolin, analista do Sipam.
Representante da Defesa Civil Estadual de Rondônia, Patrícia Martinez aprovou o treinamento. “É sempre bom aumentar nossos conhecimentos e incrementar os recursos que usamos no dia-a-dia da defesa”, relata.