A Defesa Civil acompanha os municípios e as localidades afetados por chuvas e vendavais neste domingo (11) e está atenta para dar pronto atendimento às populações atingidas. Também alerta para a possibilidade de se prolongarem chuvas fortes no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Seminário Regional de Mudanças Climáticas destaca prevenção como prioridade
Atuar de forma preventiva e oferecer assistência eficaz à população atingida por eventos adversos foram as principais conclusões a que chegaram os participantes do Seminário Regional de Mudanças Climáticas, promovido pela Defesa Civil. O evento, que se encerrou nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre, reuniu cerca de 250 pessoas dos três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) para discutir e encontrar soluções conjuntas no enfrentamento dos impactos decorrentes das alterações do clima na região Sul.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, destacou a Carta de Intenções produzida pelos participantes do encontro e encaminhada à secretária nacional da Defesa Civil, Ivone Maria Valente. O documento expressa todas as deliberações do seminário que serão discutidas na Conferência Nacional de Defesa Civil, em março de 2010. “Conforme determinação da governadora Yeda Crusius, o Rio Grande do Sul vai seguir na política de prevenção já implementada e buscar recursos que a viabilizem, como estocar alimentos e programar recursos para aquisição de material de construção”, salientou o coordenador.
O seminário realizado em Porto Alegre é o terceiro de uma série de encontros promovidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com representantes das Defesas Civis Estaduais e Municipais de cinco regiões do Brasil e com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal de Santa Catarina. O primeiro seminário foi realizado nos dias 10 e 11 de agosto em Palmas, Tocantins, e o segundo foi em Vitória, Espírito Santo, em 24 e 25 de setembro.