Saiba como aproveitar melhor as delícias da culinária sem sofrer no dia seguinte.
1. Nada de regime rigoroso
Não é correto passar fome dias antes só para se esbaldar nas festas. Na semana anterior ao Natal faça refeições balanceadas, com carnes magras e muitas frutas e verduras.
2. Coma antes de sair de casa
Antes de se maquiar para a festa, coma uma salada ou uma fruta acompanhada de um suco natural. Alimentar-se um pouco antes de sair de casa diminui o risco de você comer mais do que deveria.
3. Saladas na entrada
Antes de tudo, coma legumes e verduras. Esses alimentos são pouco calóricos e garantem que você não ataque o prato principal com aquela fome de leão.
4. Preste atenção em seu corpo
Cuidado com seus limites. Se você for diabética, evite os doces. Se tiver colesterol alto, não abuse dos alimentos gordurosos. “Apenas experimente as guloseimas. Respeite seu histórico de saúde”, aconselha o médico Carlos Lazzarini.
5. Coma de tudo, mas devagar
Vai ser difícil resistir a tantas opções apetitosas na sua frente. A dica é provar um pouco de cada prato, em pequenas porções e com intervalos entre um e outro alimento. Assim,seu organismo digere melhor a comida. Isso alivia a sensação de peso que temos ao comer, ao mesmo tempo, todas as iguarias da ceia.
6. Corte as gorduras
Quanto menos gordura, mais saudável será seu prato. Se for possível, troque a carne de porco por carne branca, peru ou chester, pois elas são menos gordurosas. E procure resistir aos molhos que costumam regar as carnes
7. Fuja da maionese
Evite as receitas com maionese. Por mais tentadoras que sejam, elas costumam estragar com facilidade (mesmo se mantidas na geladeira) e causar intoxicações intestinais. Deixe para provar esses pratos apenas em casa.
8. Cuidado com o excesso de álcool
Além de prejudicar a digestão, você corre o risco de dar vexame na festa da empresa. Para prevenir excessos, a dica é não misturar bebidas: se você começar tomando vinho, fique apenas com vinho até o final. Outra dica é revezar bebida alcoólica com água ou sucos. Isso contribui para manter o organismo hidratado.
9. Não durma logo que chegar em casa
Depois de comer e beber muito, o sono chega. Mas não é recomendável dormir de barriga cheia. A posição deitada pode causar refluxo, aquela sensação de que a comida está voltando do estômago para a boca.
10. Não faça jejum no dia seguinte
É comum bater um peso na consciência – dá vontade de começar uma dieta daquelas logo que os banquetes terminam. Pois saiba que o jejum total faz mal à saúde! O ideal é fazer uma dieta leve, com muitos líquidos.
11. Caminhe
A prática de exercícios ajuda a queimar os quilinhos a mais. Experimente uma boa caminhada na manhã depois de cada festa. Além disso, coma alimentos sem gordura e sem açúcar.
por Tyciane Vaz
Conteúdo do site AnaMaria