Na última quarta-feira (15), representantes do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit), estiveram em Ji-Paraná para verificação do andamento da obra de alargamento da ponte do Rio Machado. De acordo com informações do engenheiro civil, Adelmo Apolinário, do Departamento de Planejamento (Deplan) da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, que acompanhou a visita, já está concluída cerca de 70 % da obra. “Tudo está sendo cumprido dentro do cronograma estabelecido e dentro das especificações técnicas adequadas à grandiosidade da obra”, explicou Adelmo.
De acordo com a empresa responsável pela execução da obra, a GM Engenharia, para o cumprimento do prazo estabelecido e andamento normal da obra, ainda serão necessárias algumas interrupções no fluxo de trânsito sobre a ponte para transporte e encaixe de peças, como foi o caso da manhã de ontem (18), onde meia pista foi interrompida para o encaixe de treliças metálicas.
“Infelizmente há a necessidade dessa interrupção de fluxo de veículos. As peças a serem transportadas são muito grandes, no caso dessas treliças principalmente, cada unidade mede 12 metros de comprimento, só podendo ser transportada com guincho”, esclareceu o engenheiro Adelmo.
Segundo Adelmo, não é possível que esse tipo de trabalho seja realizado durante a noite, que é o período onde há o menor fluxo de veículos, o que causaria menos transtornos à população. “É muito perigoso realizar esse tipo de serviço à noite, há o risco de acontecer algum acidente por causa da pouca visibilidade noturna, como, por exemplo, alguém cair no rio e não ser visto de imediato. Além do mais trabalhamos com o encaixe de peças, que também necessita de uma boa iluminação”, afirmou.
Ainda de acordo com Adelmo, além do perigo da falta de visibilidade noturna, não há mão-de-obra qualificada no município para contratação de vários turnos de serviço.
Cabeceira da ponte
Está previsto no projeto de alargamento da ponte do Rio Machado a construção de duas passagens inferiores nas suas cabeceiras, que serão vias de acesso transversais à rodovia. Segundo Adelmo, esta obra também está adiantada e com cerca de 50 % concluída.
Com a duplicação, a ponte que possuía 10 metros de largura, passará a ter 24 metros. Também será realizada a duplicação das marginais das duas cabeceiras. No total serão 880 metros de obra, sendo que, 260 metros referem-se à extensão da ponte, 420 metros à marginal do 2° Distrito e 200 metros à do 1° Distrito. O final da obra está prevista para dezembro deste ano.