Médica do HB comenta que mesmo com uso de cremes de última geração, a pele do fumante continuará sem viço, firmeza e com aparência de envelhecida. Aceleração do envelhecimento e perdas do viço, da hidratação, da firmeza e da sustentação da cútis são alguns dos problemas que o cigarro provoca na pele. “A nicotina acaba com o colágeno, proteína localizada na camada mais profunda da derme e fundamental para beleza e saúde do rosto principalmente”, explica a Dra. Rita de Cássia S. Moretto, médica-dermatologista do Hospital Bandeirantes.
A especialista dá um exemplo: os sinais de perda do colágeno são visíveis mesmo em mulheres jovens – entre 25 e 30 anos – e fumantes há pelo menos cinco anos. “O rosto fica pálido, a pele amarelada e surgem olheiras fundas e/ou bolsas inchadas sob os olhos, além de marcas de expressão e sulcos dos cantos do nariz aos da boca. Mesmo com o uso de protetor solar diariamente e aplicação de sabonetes, loções tônicas e hidratantes, o cigarro ainda ganhará a ”guerra” contra a beleza”, alerta.
Além do rosto, as mãos e pés tornam-se mais secos e o pescoço fica mais flácido. Outro problema provocado pela nicotina é a queda capilar, independente do sexo, pois ela estreita os vasos e torna mais difícil a chegada de sangue na região do couro cabeludo. “Os fios novos próximos à testa ficam cada vez mais escassos”.
Outro terror – a celulite – se intensifica nas fumantes. A dermatologista afirma que mesmo sendo magra e esguia, a mulher terá os temidos furinhos nos glúteos, coxas e abdômen, pois a oxigenação sangüínea da região é dificultada pelo cigarro.
“Mais um motivo para largar o cigarro imediatamente. Além de correr mais riscos de infartos, AVC e problemas respiratórios, a fumante terá uma pele mal tratada e envelhecida”, conclui Dra. Rita de Cássia S. Moretto, dermatologista do Hospital Bandeirantes.
Sobre o Hospital Bandeirantes – Localizado no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, o Hospital Bandeirantes tem 34 anos de existência e é referência em atendimentos de alta complexidade, com know-how nas áreas de atenção cardiovascular, fraturas de crânio, coluna e ossos, urologia e nefrologia, oncologia e cirurgias especializadas. Faz parte do Grupo Saúde Bandeirantes, junto com o Hospital Leforte, no Morumbi, Hospital Glória, na Liberdade, Hospital Lacan, para atendimento psiquiátrico, em São Bernardo do Campo, e Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté.