Nota 30/10 (17h15) Desaparecimento de aeronave da FAB – O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde informam que sobreviventes do acidente com a aeronave C-98 Caravan foram encaminhados ao Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), para avaliação médica. Os militares e civis passam bem e podem, ainda hoje (30/10), seguir em voo da Força Aérea Brasileira para Tabatinga e Manaus.
Um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro está se deslocando para o local do acidente do C-98 Caravan para continuar as buscas pelo Sr. João de Abreu Filho, funcionário da Funasa, e o Suboficial Marcelo dos Santos Dias. Uma equipe de buscas com equipamentos de mergulho será reforçada por barcos e contará com a colaboração de índios da região.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Assessoria de Comunicação Social da Fundação Nacional de Saúde
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que encontra-se em viagem à Eslovênia, determinou a divulgação da seguinte Nota Oficial:
Expresso minha satisfação e alívio, que tenho certeza ser de todos os brasileiros, por terem sido resgatados com vida nove dos ocupantes do avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira, acidentado na última quinta-feira (29/10) quando se dirigia de Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM). Aos familiares dos dois ocupantes ainda não localizados, presto minha solidariedade nesse momento de expectativa e sofrimento.
Ressalto que o acidente ocorreu enquanto o grupo participava da nobre missão de vacinar comunidades indígenas, em ação promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio do Ministério da Defesa.
Esses brasileiros reforçam em nós o sentimento de gratidão aos milhares de irmãos – civis e militares- que dedicam suas vidas ao apoio das populações carentes nas mais remotas regiões do Brasil.
É esse exemplo de desprendimento e doação que devemos guardar como lembrança desse episódio.
Nelson A. Jobim
Ministro de Estado da Defesa