Inaugurado à cerca de 60 dias, o Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RO), no Segundo Distrito em Ji-Paraná tem atendido cerca de 30% dos usuários que procuram pela autarquia no município.
Segundo informou o diretor da 3ª CIRETRAN, Antônio Pires, dos 2.462 licenciamentos de veículos realizados em Ji-Paraná, no último mês, 38% deles, foram feitos no Posto Avançado e dos 1.376 Certificados de Registro de Veículo (CRV), que é o 1º emplacamento e transferência, 27% foram realizados no Posto. O local atende sete auto-escolas e quinze despachantes.
Para o diretor, o Posto Avançado tem facilitado a vida dos proprietários de veículos, donos de auto-escola e despachantes que não precisam mais atravessar a ponte sobre o rio Machado, quase sempre com o trânsito lento, por causa das obras de alargamento da ponte. “Além do local de fácil acesso, o Posto Avançado tem reduzido o tempo de espera e melhorado a qualidade no atendimento”, destacou Antônio.
Além de a população usufruir dos mesmos serviços prestados pela 3ª CIRETRAN no 1º Distrito, o Posto Avançado conta com o serviço de liberação de veículos, já que o pátio é amplo e abriga todos os veículos apreendidos e o Projeto Anjos do Trânsito, que já formou 90 alunos de três escolas do município. Esses estudantes recebem aulas sobre curso de formação de condutores, como direção defensiva, legislação, cidadania, meio ambiente, primeiros socorros e mecânica básica em três semanas de curso.
De acordo com o chefe do Posto Avançado, Jozsef Cseke, são atendidos diariamente cerca de 150 pessoas. Esse atendimento tem aumentado e garantido mais celeridade nos processos.
Um dos beneficiados com o novo prédio, o proprietário de uma auto-escola, Cláudio da Silva Góis, disse que além de economizar tempo, tem economizado combustível. “É um conforto chegar aqui e ser atendido na hora e, principalmente, não precisar atravessar a ponte”, disse Cláudio, que tinha que ir a CIRETRAN pelo menos umas quatro vezes ao dia. Ele ainda parabenizou o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, por ter cumprido a promessa de criar o atendimento no 2º Distrito e pela pista de teste prático para habilitação que, em breve, será construída. “Estamos gratos com estas melhorias que Joarez Jardim tem feito na CIRETRAN de Ji-Paraná”, agradeceu Cláudio.
O Posto Avançado do DETRAN conta com 27 servidores. A unidade recebeu do Governo do Estado de Rondônia, recursos de R$ 280 mil que foram investidos em equipamentos, mobiliário e uma van para o Projeto Anjos do Trânsito.
Fonte: A/I DETRAN – Departamento de Trânsito