Dando continuidade às blitzes pelo interior do estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) em parceria com a CIA Independente de Trânsito e a Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesdec), iniciaram o terceiro ciclo de fiscalização pelos municípios.
O objetivo das atividades no interior é fiscalizar os condutores e também orientá-los para a importância de se ter cautela no trânsito, obedecendo as regras do Código Brasileiro. Desde o início das operações de fiscalização, até está quinta-feira, 9, já foram feitas 800 abordagens e 90 autuações entre os municípios de Alto Paraíso e Ariquemes. As ações educativas, também fazem parte da operação.
Para a condutora Cláudia Alves, professora, qualquer forma de melhorar o trânsito é válida. “Eu sempre andei conforme as leis de trânsito e agora, com essa intensificação, vou alertar os meus amigos e tentar mudar o comportamento deles, para que todos dirijam com cuidado. Esta iniciativa de vocês, deve continuar”, disse Cláudia.
No próximo fim de semana, as operações vão prosseguir por outros municípios. “Ariquemes tem a terceira maior frota do estado e com os moradores cientes da fiscalização, acredito que essas ocorrências vão diminuir”, afirma Edson Klingenfus, gerente da equipe de Fiscalização do Detran, deste terceiro ciclo.
De acordo com o diretor geral, Joarez Jardim, durante o ano de 2009, todos os municípios terão as ações do Detran. “A fiscalização vai aumentar e o alvo principal agora são os municípios do interior. O governador Ivo Cassol quer estas ações nos quatros cantos do Estado”, afirma Jardim.
As ações chegarão em todo o Estado de Rondônia, além dos agentes do Detran, as operações têm a participação dos policiais militares, da Guarda Municipal e dos auxiliares de trânsito de cada município.
Em cada localidade, segundo Hugo Correia, coordenador do Registro Nacioanl de Infrações (RENAINF), a equipe do Detran permanece dois dias realizando as fiscalizações. “Temos alcançado maior conscientização dos motoristas com este trabalho”, afirmou Correia. Ainda segundo Hugo Correia, as parcerias com outras forças institucionais nos municípios têm sido decisivas para o sucesso deste trabalho. “Em um trabalho conjunto com estes parceiros, o Detran tem conscientizado os condutores de todo o estado para que eles possam compreender melhor a necessidade de prezar por um trânsito seguro e pela própria vida”, finalizou Hugo.
Todos os condutores que foram abordados e que estavam em situação irregular receberam a punição prevista na lei. Com o aumento da fiscalização, a quantidade de pessoas flagradas desobedecendo a lei deve aumentar. “A tendência é que mantenhamos o número nessa ordem de grandeza ou ele até suba”, estimou o Sargento Dionísio, comandante da equipe da Polícia Militar da operação.
Fonte: A/I DETRAN – Departamento de Trânsito