O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN Rondônia), Joarez Jardim, falou em entrevista aos programas ‘SBT Agora’ da TV Alamanda, e ‘Amazônia Notícia’ da TV Nazaré, de Ji-Paraná, sobre o Projeto de Lei 570/09 aprovado no último dia 9, pela Assembléia Legislativa de Rondônia, que acaba com a cobrança da taxa de permanência de veículos em pátios do DETRAN e que favorece o parcelamento em até dez vezes de multas e impostos atrasados.
De acordo com Jardim, a lei visa incentivar os proprietários inadimplentes a quitarem seus débitos e efetuar a retirada de seus veículos das dependências das unidades das CIRETRAN’S. “Muita gente não tem dinheiro para pagar as multas e o parcelamento vai favorecer esses condutores. Não é vantagem ao DETRAN ficar com estes carros no pátio, nem nossa intenção é prejudicar os proprietários de veículos”, disse o diretor.
No Estado são mais de seis mil veículos apreendidos em situação irregular estacionados nos pátios das CIRETRAN’S. Antes, os proprietários desses veículos eram obrigados a pagar uma taxa de R$ 6 por dia pela permanência nos pátios.
Durante as entrevistas, o diretor destacou o atendimento feito aos usuários no Posto Avançado da 3ª CIRETRAN. O Posto tem atendido cerca de 30% dos usuários que procuram pela autarquia no município. O diretor acredita que nos próximos meses, o Posto Avançado deve atender mais de 50% dos usuários. “Por estar num local de fácil acesso e a maioria da população residir no Segundo Distrito, o Posto tem melhorado a prestação de serviço no município”, destacou o diretor. Em Ji-Paraná existem mais de 52 mil veículos.
Fonte: A/I DETRAN – Departamento de Trânsito