Um pit stop no Centro de Ji-Paraná, amanhã (01/12), vai marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado todo dia 1º de dezembro. Haverá distribuição de folders educativos e preservativos.
De acorco com a enfermeira Emiquerle Anez Pinheiro, responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE/DST/AIDS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) o pit stop de ensibilização à população terá início às 17 horas, nos semáforos dos cruzamentos da Avenida Marechal Rondon com a Vilagran Cabrita. Servidores do município estarão distribuindo preservativos e material didático falando como se proteger do vírus HIV.
Aids em números
Somente em 2009, 31 novos casos de soropositivos para o HIV foram registrados em Ji-Paraná, somando 190 casos acompanhados pelo SAE/DST/AIDS desde 92, quando o serviço foi implantado no município. Ao todo, seriam quase 400 pessoas acompanhadas pelo SAE se não houvesse transferência de domicílio dos pacientes e, principalmente, caso fosse menor o número de pessoas que acabam perdendo a “batalha” contra a doença.
HIV no parto
Além da sensibilização à população aos perigos de se contrair a doença, outra “bandeira” levantada pelo SAE/DST/AIDS em Ji-Paraná é a importância do pré-natal para se evitar a transmissão vertical.
Em 2004, o Ministério da Saúde estimou que cerca de 12 mil parturientes estavam infectadas pelo vírus HIV no Brasil. Entre 1983 e 2006 foram notificados 10.846 casos de AIDS em menores de 13 anos por causa da transmissão vertical.
Em Ji-Paraná, foram registrados três casos em 2008 e três casos de gestantes soropositivas este ano. Contudo, é crescente o número de crianças até os 15 anos portadores do vírus HIV, o que pode indicar a contaminação vertical por falta do diagnóstico feito no pré-natal, já que muitas mulheres não fazem o acompanhamento devido.