Um road doc urbano, que busca revelar as relações humanas que podem surgir em meio à correria da metrópole, entra em cena na TV Cultura, nesta sexta-feira (25/9), às 22h40, com a exibição do documentário Engarrafados, um dos projetos selecionados na quarta edição do programa DOCTV.
Dirigido por Luiza Fagá, de apenas 22 anos, o filme acompanha a rotina de um motorista de táxi em suas corridas por diferentes bairros da cidade de São Paulo. Em cada viagem, um personagem diferente traz suas histórias, sonhos e desafios peculiares a cada pessoa.
Luiza, que é a mais jovem cineasta aprovada na quarta edição do DOCTV, conta como surgiu a ideia do filme:“Eu queria muito falar sobre São Paulo e achei legal usar o trânsito da cidade como plano de fundo. O carro é um espaço pequeno, intimista, e que, no caso do táxi, gera uma relação entre as pessoas, mesmo que elas não se conheçam”.
A região sul de São Paulo é a primeira cena do documentário, que começa com a narrativa de um casal sobre o caótico trânsito da metrópole. Já no centro da cidade, o táxi transporta uma senhora que relembra suas aventuras na famosa estrada de Santos, quando ainda era jovem, tinha cabelos compridos e adorava o rei Roberto Carlos. Uma mãe com seus três filhos, um senhor que chora uma importante perda e um jovem rapaz de Recife também compõem o elenco. Entre os desabafos e confissões de seus passageiros, o taxista fala de sua separação no casamento, que deixou mágoas profundas e grande tristeza.
Casas, edifícios, luzes da cidade, semáforos e faróis de carros compõem a paisagem do documentário. A obra retrata, basicamente, o comportamento de pessoas que nunca se viram antes – taxista e passageiro – e agora são obrigadas a conviver por alguns minutos, em um pequeno espaço: o carro.