O Pequeno Dicionário de Moda foi publicado inicialmente em 1952 como uma série de artigos para a revista inglesa Womans Illustrated que, ciente das restrições econômicas do pós-guerra que enfrentavam suas leitoras, oferecia conselhos práticos para cada uma das palavras-chave selecionadas pelo estilista.
Dior percebe as necessidades das mulheres de sua época e dá dicas práticas e econômicas para este público com orçamento mais modesto. Com a compilação desses artigos, originalmente ditados a seus colaboradores, o estilista reformula e edita o manual, publicando-o em 1954. Organizado sob a forma de verbetes temáticos, este é o primeiro dicionário de moda de que se tem conhecimento. Nele, o costureiro deixa claro que, longe de estar reservada apenas a uma elite afortunada, a elegância está ao alcance de todas as mulheres, sem despesas excessivas, bastando adotar as regras básicas da moda e escolher as roupas que combinam com a sua personalidade.
Lançado pela Martins Martins Fontes, mais do que um dicionário de moda, este livro é um tratado de elegância – este, sim, atemporal.
Sobre o Autor:
Christian Dior (França, 1905-1957). Interessado em artes plásticas, frequentou ateliês de pintura e desenho em Paris e acabou se destacando por sua habilidade em desenhar roupas. Em 1947, apresentou sua primeira coleção, New Look, e revolucionou a arte de vestir com sua proposta de glamour e feminilidade. Criou o estilo dos anos 1950 e até hoje é visto como ícone da moda e símbolo de sofisticação.