Orkut é o líder entre as redes sociais utilizadas pelos brasileiros para postar depoimentos sobre marcas e produtos; a região Sudeste concentra 64,8% destes internautas
O Twitter cresce entre as redes sociais, mas não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Em 2008, a rede do Google possuía 61,1% do share of buzz dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% do buzz envolvendo experiências de compra. Em 2009, houve uma mudança: o Twitter subiu de 6º para o 2º serviço mais utilizado nas postagens de depoimentos sobre marcas e produtos, com 23%. Mesmo conquistando espaço, o microblog Twitter não ultrapassou a marca de 45,9% do Orkut, que continua líder no ranking.
Os dados acabam de ser divulgados pela E.Life, empresa brasileira líder na monitoração e análise da comunicação boca a boca on-line, que comparou o comportamento da blogosfera no Brasil entre janeiro e abril de 2008 em relação ao mesmo período desse ano.
A faixa etária do usuário das redes sociais no Brasil é outro dado interessante levantado pelo estudo da E-Life: são os jovens entre 19 e 25 anos, seguidos pela faixa etária de 26 a 30 anos, que publicam depoimentos nos serviços MGC (Mídia Gerada pelo Consumidor). “Isso nos permite prever que o hábito de leitura e utilização das mídias sociais para decisão de compra de produtos e serviços irá se consolidar nos próximos anos, juntamente com o envelhecimento da população jovem, pioneira no uso das redes sociais”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E-Life.
O perfil da blogosfera desenhado pela E-Life revela ainda que é a região Sudeste que concentra o maior número de usuários: em 2008 contava com 63,6% e em 2009 cresceu para 64,8%. A região Sul, em 2008, respondeu por 13,7%, e em 2009, 15,6%. A região com menor participação dos internautas nos serviços de publicação de depoimentos na Web é a região Norte: de 2,4% em 2008, caiu para 2% em 2009.
Raking
Orkut – 45,9%
Twitter – 23,0%
Blospot – 12,5%
Reclame Aqui – 8,9%
Yahoo! Respostas – 4,2%
Wordpress – 3,0%
YouTube – 1,9%
Flickr – 0,4%
Spaces.live – 0,1%
Fotolog – 0,1%
Total= 100%
Sobre a E.Life – É a empresa brasileira líder na monitoração e análise da comunicação boca a boca on-line sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais, fóruns e onde quer que ocorram, de forma pública, diálogos espontâneos de consumidores. A empresa iniciou suas atividades em agosto de 2004. A E.Life utiliza tecnologia proprietária desenvolvida pela própria empresa para monitorar e analisar os principais diálogos que esses consumidores estabelecem sobre marcas, produtos e serviços. Mais informações: www.elife.com.br.