Recorrente na historiografia brasileira, a ditadura militar ainda é um tema que reverbera em alguns pontos do país. Santa Catarina é um deles. É nesse cenário onde se desenrola a narrativa de Audácia, documentário que o DOCTV IV, da TV Cultura, exibe nesta sexta-feira (30/10), a partir das 22h40, com reprise na madrugada de segunda para terça (3/11), às 2h.
A partir de depoimentos, o diretor Chico Pereira reconstitui cenários e histórias da Operação Barriga Verde. Impetrada pela polícia em 1975, a ação prendeu 42 habitantes de Florianópolis sob a acusação de comunismo. No grupo estavam jovens idealistas, antigos militantes, jornalistas, professores e operários.
Todos os testemunhos convergem para um lugar em comum, a Colônia Penal Urbano Salles, localizada em Canasvieiras, bairro de Florianópolis. O local, que abrigou os prisioneiros da operação, condensa histórias ligadas tanto à repressão militar quanto ao afrouxamento das práticas de tortura, fato que chegou até mesmo a desarticular as rígidas propostas do estado militar brasileiro.