Gengivas avermelhadas, mau hálito, sangramento espontâneo ou durante a escovação dos dentes. Esses são alguns sinais que indicam problemas periodontais e com certeza exigirão de você outros cuidados com sua gengiva. Mais comum do que se imagina, as doenças periodontais atingem 3 em cada 4 pessoas e estão divididas em dois grupos: gengivites e periodontites.
A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre o tecido gengival. Essa placa nada mais é do uma película transparente, que fica acumulada sobre os dentes e ao redor das gengivas. Essas bactérias promovem a decomposição dos restos alimentares e produzem ácidos que “atacam” dentes e gengiva. Caso não seja retirada rapidamente, essa placa bacteriana pode se materializar com o tempo, se transformar em tártaro e promover a destruição das fibras gengivais, comprometendo a estrutura óssea que sustenta os dentes. Quando isso acontece, a pessoa apresenta a segunda doença periodontal: a periodontite.
Bem mais difícil de ser tratada, a periodontite afeta todos os tecidos periodontais e ocasiona uma destruição do osso e do ligamento que sustenta o dente. Como não causa dor, muitas vezes as pessoas só vão se dar conta que estão com a doença quando notam que o dente está “mole”, a ponto de cair. Outros sinais claros da doença são: mau hálito, sensibilidade ao frio, dentes com raízes expostas, dente descolado da gengivas, presença de pus ao redor da gengiva, inflamação extensa, perda óssea e presença de bolsas periodontais. “Os fumantes devem ficar de olhos bem abertos, pois o cigarro é uma das principais causas de periodontite e como a nicotina inibe o sangramento da gengiva, o diagnóstico é mais difícil”, alerta do dentista Sandro Moreno.
Estudos mostram que a periodontite pode ser um dos fatores que ajudam a causar doenças cardíacas, diabetes, doenças respiratórias e osteoporose. Veja abaixo algumas dicas para evitar essas doenças:
Escove os dentes pelo menos 2 vezes ao dia;
Utilize enxaguatórios bucais. Eles auxiliam no controle e redução da formação de placa bacterianas;
Coloque a escova de forma que os filamentos se introduzam no sulco gengival;
Escove todas as superfícies, pelo lado de fora (dos lábios) e pelo lado de dentro (da língua). Realize pequenos movimentos de baixo para cima;
É também necessário limpar os espaços entre os dentes utilizando fio dental pelo menos uma vez ao dia. Eles removem a placa bacteriana e os alimentos entre os dentes e abaixo das gengivas, onde a escova não alcança.