O Oceano Pacífico Oeste está sendo castigado de todas as maneiras pelas intempéries naturais: após terremotos e tsunamis e a passagem do tufão Ketsana no início da semana, agora dois tufões e uma depressão atuam juntos na região das Filipinas.
Parma
O tufão Parma, que surgiu no Oceano Pacífico Noroeste no dia 27 na região da Micronésia, ganhou ainda mais força nesta madrugada e agora é classificado como tufão de nível 4, com ventos de 234km/h/h. As últimas simulações indicam que Parma deverá ganhar ainda mais força e atingir a categoria 5 na escala Saffir-Simpson de classificação de furacões, com ventos de até 255km/h dentro de 24 horas. Parma segue nesta quinta-feira rumo ao leste das Filipinas e há alerta amarelo para chuvas e ventos fortes para as Filipinas e Taiwan para as próximas 72 horas.
Melor
A tempestade tropical Melor, que surgiu no dia 29 no Oceano Pacífico Noroeste em alto-mar, a leste da Micronésia, ganhou força e agora é classifcado como tufão de nível 3 na escala Saffir-Simpson. Melor mantém ventos de 190km/h nesta quinta-feira. Tudo indica que este tufão deverá ganhar ainda mais força e atingir a categoria 4 dentro de 36 horas. Há alerta amarelo para chuvas e ventos fortes na ilhas Marianas e Guam nos próximos dias.
Dezoito
A depressão tropical 18, que também surgiu no Oceano Pacífico Noroeste no dia 27 na região da Micronésia, mantém ventos de apenas 30km/h nesta quinta-feira. Porém, como está posicionado exatamente sobre as ilhas de Guam, ainda são mantidos alertas para chuvas e ventos fortes no local nas próximas horas.