Existem muitos tratamentos estéticos que estão na moda. Os que têm seus benefícios comprovados cientificamente chegam para ficar. Atualmente, a drenagem linfática manual é uma técnica muito procurada pelas mulheres, principalmente no verão.
Além de ter sua eficácia comprovada, a drenagem linfática tem como principal objetivo eliminar o líquido em excesso do corpo e deve ser realizada por um fisioterapeuta ou um profissional especializado com profundos conhecimentos em anatomia e fisiologia do sistema linfático.
É indicado em casos de celulite, pré e pós-operatório, pós mesoterapia, edema e linfedema, sensação de cansaço nas pernas, gravidez, etc. Por conta da técnica, acontece a estimulação de todo o sistema linfático, e os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina. Portanto, é comum sentir vontade de ir ao banheiro com mais freqüência após a sessão, sinal este que comprova a eficiência da drenagem linfática.
No mercado de estética, muito profissionais utilizam outras técnicas de massagem e as denominam, erroneamente, como sendo “Drenagem Linfática Manual”, aplicando procedimentos inadequados, que podem causar prejuízos aos pacientes. Portanto, cuidado ao se submeter a uma sessão dolorida, como se estivessem “amassando uma pizza”. A drenagem deve ser feita com movimentos lentos rítmicos, pressão suave e não deve causar dor.
Vale ressaltar que nem todas as pessoas podem se submeter à drenagem, pois existem algumas contra-indicações que serão analisadas no momento da avaliação.
DRA. TÂNIA ANTONIALLI – www.drenagem.com.br
Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pelo Conselho Brasileiro Cultural e Cientifico de Fisioterapia (CBF), e em Saúde da Mulher no Climatério pela USP, Tânia Antonialli é graduada em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua na área fisioterapeutica há 7 anos, e utiliza tecnologia de ponta com produtos e instrumentos importantes para a saúde e o bem-estar do cliente. Sua clínica está localizada em Moema.