A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) recebeu da rede de Supermercados Irmãos Gonçalves, na manhã de sexta-feira (8) a doação de sacos de Juta (fibra da Amazônia). A ação é fruto de parceria, visando reduzir os impactos ambientais causados pelo uso de sacolas plásticas durante eventos pontuais realizados pelo órgão ambiental.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Wanderley Filha, os sacos ecologicamente corretos, vão ser reutilizados inúmeras vezes no recolhimento dos resíduos sólidos recicláveis como garrafas pet, latas, vidros e outros, contribuindo com a limpeza da cidade, dos rios e principalmente na proteção do meio ambiente como um todo (recursos hídricos, fauna e flora).
O material será distribuído pela SEDAM para todos os escritórios regionais, contribuindo, assim, com os projetos de Educação Ambiental, a exemplo do ‘Grupo de Educadores Ambientais Voluntários’ e ‘Agente Ambiental Voluntário’, para utilização em todas as atividades de coleta de lixo seletivo, substituindo definitivamente o uso de sacos plásticos, e também nos eventos pontuais como festivais de praia que estão programados para começarem em agosto, e nos demais eventos programados pela Coordenação de Educação Ambiental.
Nesse primeiro momento, segundo Iracy Wanderley, o Supermercado Irmãos Gonçalves doou seiscentos e cinqüenta sacos. A doação será feita trimestralmente, aumentando a quantidade conforme a necessidade. A intenção do Estado é continuar buscando parceria com as demais redes de supermercados do Estado de Rondônia, para que possa ser suprida a demanda Estadual. “A partir de agora serão utilizados apenas os sacos de juta nos eventos do Sedam, para o recolhimento do lixo. Eles são laváveis e possuem uma maior durabilidade e, o principal é que não agridem o meio ambiente” diz.