O maior sonho do brasileiro entra em cena na TV Cultura, na edição deste sábado, dando opções de financiamento e dicas para quem não sabe se deve alugar ou comprar um imóvel. Conquistar a casa própria é um grande objetivo para a maioria dos brasileiros. Mas quais são as opções disponíveis para quem quer comprar o primeiro imóvel? E o que fazer para realizar esse sonho? O programa Educação Financeira responde essas e outras questões na edição inédita deste sábado (24/10), que vai ao ar na TV Cultura, às 10h15.
A atração mostra que a casa própria deve ser encarada como um patrimônio, que pode se tornar um bem passivo ou ativo. O programa dá a dica do livro Pai Rico, Pai Pobre, escrito pelo especialista em finanças pessoais Robert Kiyosaki, que diz que tudo aquilo que não reverte em renda ou lucro para seu proprietário pode ser considerado como patrimônio passivo. Já o ativo seria, segundo ele, aquela parte dos bens de uma pessoa que efetivamente geram algum retorno financeiro.
Uma entrevista com Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi São Paulo – um dos maiores sindicatos do setor imobiliário da América Latina -, esclarece os telespectadores sobre os diferentes sistemas de financiamento de um imóvel.
Educação Financeira ainda sai às ruas para descobrir qual a importância desse assunto para os brasileiros e como as pessoas lidam com a questão financeira que envolve moradia. A atração dá dicas para quem está na dúvida entre alugar ou financiar um imóvel; e mostra os prós e os contras de se comprar esse sonho na planta ou pronto para morar.
Realizado em parceria com a BM&F Bovespa e apresentado por Denise Chahestian, o programa Educação Financeira visa a popularizar os conceitos de economia, finanças pessoais e tipos de investimento por meio da TV. No site da atração – www.tveducacaofinanceira.com.br – o internauta encontra a programação completa, sinopses, outras dicas sobre o mundo das finanças e até mesmo uma planilha de orçamento, que pode ajudar na hora de fechar as contas no fim do mês.