O início da geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira em Rondônia, será antecipado de maio de 2012 para dezembro de 2011. A informação foi dada pelo diretor Comercial e Regulatório da Santo Antônio Energia, João Carlos de Abreu Guimarães. A Santo Antônio é a concessionária responsável pela construção e operação da usina.
Não é a primeira vez que a empresa antecipa esse prazo, inicialmente previsto para dezembro de 2012. “Devido ao andamento das obras, a previsão para o início da geração de energia foi antecipada novamente, de maio de 2012 para 1º de dezembro de 2011”, afirmou Guimarães hoje (16), em palestra durante o 9º Seminário Nacional da Gestão da Informação e do Conhecimento no Setor de Energia Elétrica, em Brasília.
O evento contou com a presença do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Josias Matos de Araújo, que representava o ministro Edison Lobão.
“Temos certeza de que os outros empreendedores, responsáveis pela transmissão de energia, também conseguirão antecipar suas obras”, disse, em tom de desafio, o secretário de Energia Elétrica, em referência à empresa Integração Transmissora de Energia S.A .(Intesa). O diretor técnico da Intesa, José Orlando Cintra, que fazia parte da mesa, que aceitou o desafio apresentado pelo representante do Ministério de Minas e Energia.
Situada a 7 quilômetros de Porto Velho, as obras da Usina de Santo Antônio foram iniciadas em setembro de 2008, após a emissão da licença de instalação, em agosto. Com 2,3 quilômetros de extensão, a barragem terá potência instalada de 3.150,4 megawatts.
Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil