Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada R$ 1,00 investido em saneamento básico são economizados R$ 5,00 na saúde pública. Tanto é que para a Abiclor (Associação Brasileira da Indústria do Cloro), o tratamento da água é responsável pelo aumento da expectativa de vida em 50%. Porém, no Brasil, dos 191,5 milhões de habitantes estimados pelo IBGE, em 2009, 53% ainda não tem acesso ao saneamento, de acordo com estudo divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o Instituto Trata Brasil, em 2008. Para resolver este problema, uma das saídas encontradas pelos governos nacionais é a aliança com empresas privadas. E uma delas é a BERACA que, por meio de sua divisão Water Technologies, oferece soluções integradas para o tratamento de águas e contribui efetivamente para que governos e empresas cuidem desse recurso e garantam o abastecimento de grandes populações urbanas e rurais.
Um dos exemplos de como a empresa atua em conjunto com o Poder Público é a possibilidade de implantação do Global Service, modalidade de serviço para o saneamento básico, nos estados e municípios. O grande benefício deste serviço é fornecer tecnologia de ponta para o tratamento de águas e cobrar dos munícipes apenas o uso. Com este investimento justo, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal com o intuito de equilibrar as contas públicas, pode ser acatada. Se antes algumas cidades não possuíam meios para cuidar do saneamento básico, a BERACA possibilitou isso a elas. Hoje, a empresa atende a 23 estados em todo o Brasil.
Para Jefferson Teixeira, gerente regional de Negócios Norte/Nordeste da divisão Water Technologies, “a vantagem do Global Service consiste na desoneração do custo de investimento das companhias em equipamentos para dosagem de produtos químicos, na redução do custo operacional logístico de distribuição e na manutenção dos equipamentos e sistemas de dosagem. Além disso, há a garantia de eficiência na aplicação destes produtos, uma vez que a companhia só paga pelo que for consumido. E isto repercuti diretamente no resultado das companhias de saneamento, pois gera recursos para que elas possam focar e destinar suas ações para o seu core business, que é produzir e distribuir água potável levando saneamento à população”.
Trajetória
O primeiro contrato no formato Global Service aconteceu em abril de 1994 e foi firmado com a CAGECE (Companhia de Abastecimento do Ceará), na Estação de Tratamento de Água Gavião, que abastece toda a região metropolitana de Fortaleza, sendo também a maior do Nordeste e a maior a operar com dióxido de cloro na América Latina.
Nesta localidade, a BERACA montou uma unidade anexa a ETA (Estação de Tratamento de Água) para garantir o abastecimento e dosagem de cloro, via cloroduto, o que possibilitou a inauguração, no mesmo ano, de uma filial da empresa em Pacatuba. Com isso, há 15 anos a BERACA opera ininterruptamente nesta região e abastece todos os municípios do Ceará, por meio de sua logística de distribuição de cloro no estado.
Já em Pernambuco, o Global Service garante a integração entre a fabricante de cloro e a COMPESA, Companhia Pernambucana de Saneamento. Dessa forma, a BERACA realiza o fracionamento e a logística de distribuição do produto a mais de 68 localidades, envolvendo a região metropolitana de Recife, Zona da Mata, no litoral, e Agreste.
No ano de 2005, em Belém, por conta da falta de estrutura e recursos financeiros para a operação com o cloro, a COSANPA, Companhia de Saneamento do Pará, sofria com problemas operacionais constantes. Foi assim que a BERACA, que já era fornecedora, criou uma solução semelhante a existente no Ceará com o intuito de garantir o abastecimento no Estado. A empresa propôs o Global Service à Companhia e investiu em infra-estrutura, automação e segurança que envolvia logística, aplicação, dosagem e treinamento no manuseio do cloro.
Por conta disso, a BERACA atendeu com sucesso a seis estações de tratamento e criou um novo produto e modelo adequado às companhias que possuem vários sistemas. Atualmente, o Global Service, a solução oferecida pela BERACA, é utilizada em mais de 245 estações.
Evolução
Da solução para cloro nasceu um novo projeto para sistemas de dosagem do produto em pastilhas. Isto se deu inicialmente no capital privado com clientes nacionais e multinacionais e chegou ao saneamento em 2008. A diferença desta modalidade do Global Service reside no fato dele envolver aperfeiçoamento constante de tecnologias de aplicação do produto, logística de distribuição, assistência técnica, treinamentos e dosagem por meio de dosadores automatizados, por exemplo.
A evolução do Global Service também chegou ao PAC, Policloreto de Alumínio a 23%, o que possibilitou um novo serviço. Dessa forma, foi montada uma estrutura para armazenamento (tancagem), logística de fracionamento, distribuição e sistemas de dosagem de grande precisão. Este modelo atende, hoje, a 17 localidades do Pará e sua implantação ocorreu em 2008, na COSANPA.
O Futuro e o desafio
A BERACA planeja expandir a atuação do Global Service para o Sul e Sudeste, regiões que possuem o mesmo desafio, ou seja, a necessidade de investir em infra-estrutura para o saneamento. E já deu um primeiro passo: implantou a modalidade em várias empresas privadas que atuam em segmentos diversos e que vão além do tratamento de água. Isso porque o Global Service também está disponível para aplicação no processo industrial.
Além disso, a empresa oferece soluções, investimentos, tecnologia e produtos adequados para auxiliar os governos no tratamento dos efluentes dos municípios. Até porque, quando o Global Service foi concebido, a BERACA, de maneira vanguardista, pensou em uma solução completa, uma vez que o tratamento de esgotos também é um problema nacional. Só para se ter uma idéia, a pesquisa realizada pela FGV e Instituto Trata Brasil em 2008, mostra que em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Maranhão, as taxas de acesso à rede geral de esgotos são de, respectivamente, 14,7%, 10,54% e 9,44%, ou seja, do total de 17 milhões de habitantes nesses estados, apenas 2,7 milhões tem acesso ao esgoto tratado, o que dá uma idéia do desafio que os governantes terão que superar.
Sobre a BERACA
A BERACA é uma empresa genuinamente brasileira e com mais de 50 anos de atuação em diferentes segmentos. Oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies.
É considerada hoje uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país. Em 2009, venceu o SEED Awards, prêmio de Empreendedorismo em Desenvolvimento Sustentável conferido pela ONU.
Por meio de sua divisão Water Technologies disponibiliza ao mercado soluções integradas para o tratamento de águas industriais e saneamento básico. Presente em vários países e em todos os estados brasileiros, a divisão garante o fornecimento de produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços para a desinfecção de águas em diversos processos industriais. A BERCA é atualmente uma das maiores distribuidoras de cloro da América Latina.