Considerando os fatos divulgados pela imprensa, acerca do transporte de folhas de respostas e provas para alunos com baixa visão do Enade 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece aos estudantes, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral que, conforme nota oficial da empresa responsável pela execução do Enade 2009, a integridade das provas está assegurada e reafirma que o exame será realizado no próximo dia 8 de novembro, às 13h (horário oficial de Brasília). O Inep informa, ainda, que os fatos noticiados estão sendo devidamente esclarecidos junto à empresa. O Enade 2009 será realizado por 1,1 milhão de estudantes em 997 municípios.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal interceptaram na tarde terça-feira, dia 20/10, um veículo transportando provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) sem comprovação de procedência. O material estava distribuído em caixas de papelão sem qualquer tipo de lacre ou invólucro de segurança.
A ação ocorreu durante fiscalização de rotina realizada no km163, da BR-393 (Rodovia do Aço), em Três Rios (RJ), quando policiais abordaram o Ford/F250, placas HAA 2187/MG e constataram quatro caixas de papelão no banco traseiro, contendo provas do ENADE, para diversas áreas e não relacionadas na nota fiscal apresentada. O veículo transportava ainda 52 fardos contendo cartões-resposta referentes aos exames. Apurações preliminares indicam que o material apreendido foi impresso em Barueri (SP) para uma empresa de Muriaé, em Minas Gerais.
Uma ocorrência descrevendo o ocorrido foi apresentada ao Ministério Público Federal, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O material e os responsáveis pelo transporte foram liberados em seguida.
Estão disponíveis para consulta os locais de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade 2009, no endereço http://enade.inep.gov.br/enadeConsulta. Esse ano, todos os alunos ingressantes e concluintes farão a prova, que será realizada no dia 8 de novembro, às 13h (horário de Brasília).
Participam do Enade 2009 estudantes do final do primeiro ano de curso (ingressantes) e do último ano de curso (concluintes) das áreas selecionadas. São considerados ingressantes aqueles estudantes que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Ensino Superior (IES). Concluintes são aqueles que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aquele estudante que tenha condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2009.
Conforme a portaria, neste ano serão avaliados os cursos de graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, além de duas áreas novas: Estatística e Relações Internacionais.
Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do Enade deverão regularizar a situação participando da edição 2009.
Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC – PRF