O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a expansão da educação profissional foram os temas que receberam o maior número de perguntas dos jornalistas de rádios de todo o país no programa Bom Dia Ministro, nesta quinta-feira, 27, com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Entre as vantagens que o governo busca com o novo Enem, estão a reformulação do currículo do ensino médio e a promoção da mobilidade dos estudantes entre as instituições de ensino públicas pelo país.
A expansão do ensino técnico profissional, que é outra iniciativa do governo federal, já promoveu mudanças: em 2002, eram 80 mil alunos nas salas de aula e hoje são 215 mil. O programa prevê chegar a 500 mil estudantes em 2010. Ouça o áudio da entrevista do programa transmitido ao vivo pela NBR TV.
O site do Enem informa que o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.
A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Assessoria de Comunicação Social