Com superprodução cinematográfica, o curta “The Open Cage” foi feito especialmente para a Internet e é também interativo. O Eos, o mais novo coupé conversível da Volkswagen, chegou ao Brasil e, para seu lançamento, a AlmapBBDO criou um curta-metragem especialmente para a Internet, com três minutos de duração. Com referência vintage, “The Open Cage” conta a história de uma linda mulher que dirige seu Eos por uma estrada sinuosa e, no caminho, é seguida por passarinhos. Ao entrar no endereço www.vw.com.br/eos, o internauta acompanha o passeio da motorista por diversos ângulos, inclusive cenas aéreas, e com as teclas do computador a ajuda a desviar dos pássaros e a chegar ao seu destino.
A campanha criada para o Eos é composta também por dois anúncios – um de página tripla e o outro de página dupla, que estão sendo veiculados em revistas do segmento top. Um deles traz um diferencial, em parceria com O Boticário: um sachê com protetor solar que, na peça, está no lugar do teto do carro. Ao retirá-lo, o leitor encontra o texto: “Protetor solar. Único item de segurança que não vem no Eos”. Há também ações nos principais portais da Internet.
“A necessidade de segmentar o público nos fez optar por dar prioridade a revistas e Internet”, afirma Herlander Zola, gerente de propaganda e estratégias de marketing da Volkswagen do Brasil.
Site, anúncios e ações da Internet são dirigidos aos consumidores entre 30 e 50 anos, que buscam no automóvel exclusividade e prazer em dirigir. O carro, de design moderno, tem capota rígida de cinco partes com teto solar integrado, motor mais potente da categoria, com 2.0 FSI turbo de 200 cv, transmissão automática Tiptronic DSG de seis velocidades e é o único da categoria com faróis bixênon direcionais. A assinatura da campanha é “Redescubra seus sentidos”.
“Para criar impacto e relevância para esse consumidor, buscamos peças com um conceito criativo diferenciado e inovador, como o protetor solar (anúncios) e um filme interativo, “The Open Cage”, diz Zola.
Dirigido por Fernando Gronstein Andrade e primeiro filme de sua produtora, Spray Filmes, o curta foi criado por Luciana Haguiara e Nathalia Resende, com direção de criação de Marcello Serpa e Sergio Mugnaini. A pós-produção é da Casablanca e a programação do site e do game é da Grafikonstruct. A trilha sonora é de Lucas Lima, da produtora Panda Sonora.
Os anúncios são de Cesar Herzkowicz e Marco Monteiro, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches.
“The Open Cage”
Ao entrar no site do Eos, o internauta recebe um convite para assistir e participar do filme: “Um carro. Um destino. E umas coisinhas no meio do caminho para você resolver. Clique”. A partir daí, com imagens belíssimas e cenas feitas em Itu e na Estrada de Igaratá, interior de São Paulo, e no Rio de Janeiro, é possível acompanhar o passeio da linda motorista e ajudá-la a chegar ao seu destino, desviando dos passarinhos que a seguem. Durante o caminho, o espectador recebe orientações sobre como interagir.
À medida que o Eos é conduzido pela estrada sinuosa e cercada de belas paisagens, é possível observar os detalhes de seu design e de seu interior, destacando-se os itens que o tornam um automóvel especial. Quando a motorista chega ao seu destino, o filme termina com a assinatura da campanha, “Redescubra seus sentidos”, de uma forma divertida e inesperada. Terminado o curta-metragem, surge o endereço do blog do Eos, em que o internauta assiste ao making of e se informa sobre todos os detalhes da produção (http://vweos2009.tempsite.ws/blog/).