O Sala de Convidados ao vivo e interativo, do Canal Saúde / Fiocruz, de sexta (13), às 13h, mostra como o crack avança no Brasil, provocando verdadeira epidemia. Oito vezes mais potente que a cocaína, o crack deixa um rastro de destruição por onde passa, exigindo cada vez mais do poder público, principalmente das áreas de saúde e segurança pública.
A equipe do Canal Saúde conheceu o drama que vive o estado do Rio Grande do Sul, onde o número de usuários cresceu 80% no último ano. Também é de lá o exemplo de reação. Conheça um tratamento inovador, que trabalha a exposição a estímulos.
Interativo – No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela WEB canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, antecipe a participação pelo [email protected]
Convidados – Para debater o tema com internautas e telespectadores estarão no estúdio representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Solange Nappo; da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone; e do Centro de Tratamento e Reabilitação de Adictos (Caps AD – Centra-Rio), Márcio Barbeito.
Avanço – No Rio Grande do Sul, foram criados mais 700 leitos nos hospitais do estado para atender aos dependentes de crack, além dos 130 já usados para dependentes químicos.
O Canal Saúde ouviu especialistas durante as gravações das matérias que ilustram o debate ao vivo. Boa parte deles alertou para a necessidade de se criar uma política de saúde específica para o crack em função das consequências da droga no organismo do usuário. Para o sociólogo Luiz Eduardo Soares, “será necessário desenvolver outra forma de abordar as drogas”.
Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr Para assistir no site do Canal Saúde, acesse , clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: [email protected]. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.