Segundo Clarice Pereira, jornalista e coordenadora da LINK Comunicação, faz-se necessários um bom planejamento e uma plena integração das ações de comunicação. Segundo a especialista, a comunicação tem a capacidade de mudar cenários e pensamentos, até então, imutáveis.
Para uma empresa ou instituição vender produtos ou serviços e até conceitos, existe uma necessidade proeminente de se fazer conhecida. Quando há públicos segmentados, como funcionários, clientes, fornecedores, prospects e até políticos, a tarefa é um pouco mais complicada. “Nem por isso é algo intangível, impossível de ocorrer”, revela Clarice Pereira, coordenadora e fundadora da LINK Portal da Comunicação.
De acordo com a profissional, ” para ser percebido por esses diversos públicos, de forma coerente, seja nos discursos ou nas ações com os clientes, é necessária a implantação de um bom plano de comunicação integrada. “Para vender é preciso aparecer. Este é um conceito já bem fundamentado dentro das organizações. Porém, antes de qualquer investimento em ações de comunicação, é importante a combinação entre as estratégias. O planejamento é o que nos levará a alcançar os objetivos propostos.”
Clarice acredita que a comparação é simples: “Ao lançar um produto é preciso fazer a lição de casa e fazer uma análise do mercado e depois definir qual o mote deste lançamento. Não há como disponibilizar qualquer nova idéia, sem que antes, todos atores envolvidos – internos e externos – tenham o conhecimento e a clareza de todos os passos necessários a atividade.”
“Não se pode iniciar uma nova linha de produção, sem antes dizer aos seus funcionários quais são os objetivos reais com tal produto e como será o posicionamento, tanto da empresa e como deles no processo”, elucida Clarice Pereira, especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
A executiva analisa que, qualquer projeto de comunicação, bem fundamentado, reduz gastos desnecessários. “Nesse momento de retração da economia, há restrição de investimentos em comunicação em várias empresas. Mas, como é preciso aparecer para vender, o planejamento prevê somente o que é absolutamente necessário”, reflete. “Acredito que a alocação dos investimentos corretos vale o esforço, pois os benefícios advindos serão mensuráveis, com uma mais aparição da mídia, com maior aceitação do produto ou serviço pelo público-alvo. Até mesmo o trabalho dos colaboradores dessas organizações melhora, pois a comunicação tem a capacidade de mudar cenários até então imutáveis”.