A noite desta terça-feira, dia 8 de setembro, foi realmente especial e marcada pela estreia do programa Olga Bongiovanni, transmitido pela TV Aparecida, que será diário, ao vivo, das 19h15 às 21h. Entre os convidados que estiveram presentes no coquetel que foi servido logo após a exibição do programa, estavam Lu Alckmin, Helena Mottin, Goulart de Andrade, Padre Fábio de Melo, Daniela e Moacyr Franco, Lucimara Parisi e Alexandre Viturino, Adriana Lessa, Suzy Aires, Ciro Batelli.
Olga Bongiovanni estava radiante com a presença de grandes amigos e parceiros e está muito contente com o novo desafio. “O prazer de fazer televisão limpa e com liberdade é a maior realização da minha vida e poder falar boa noite é uma satisfação”, declarou a apresentadora.
A história da TV – A TV de Nossa Senhora Aparecida não nasceu por acaso. Como tudo o que diz respeito a Nossa Senhora e ao projeto de anunciar Jesus Cristo, a TV foi sonhada há pelo menos 40 anos. Vários Missionários Redentoristas, entre os quais o padre Vítor Coelho de Almeida, pensaram nessa hipótese de evangelização. Pensaram e sonharam com ela. Anotações relativas à Rádio Aparecida de 1965, 1968, 1973, 1988 e finalmente de 1997 revelam o desejo guardado com carinho até que chegasse a hora certa.
A “plenitude dos tempos” chegou a partir do ano 2000 quando a direção da Fundação Nossa Aparecida – que era formada por Dom Aloísio Lorscheider, padre César Moreira, padre Carlos da Silva, padre João Batista de Almeida e padre Jalmir Herédia – decidiu buscar o canal que existia para a cidade no Plano Básico de Radiodifusão. Assim, constava do Plano Geral da RA para o triênio 2000 – 2002, a iniciativa de se conseguir a concessão do canal de Tv. Seria uma forma de se celebrar os 50 anos da Rádio Aparecida a serem completados em 08 de setembro de 2001.
Os contatos iniciais foram feitos junto ao Ministério das Comunicações para a primeira audiência de Dom Aloísio e padre César com o então Ministro Pimenta da Veiga. A proposta de que o canal 59 em UHF fosse concedido para a Fundação Nossa Senhora Aparecida foi bem recebida, mediante a mudança do referido canal para o modelo de TV Educativa. Foram cumpridas as exigências legais e no dia 05 de maio de 2001 o ministro Pimenta da Veiga veio a Aparecida e, após a participação na Santa Missa, assinou em cerimônia realizada na Rádio Aparecida o projeto de concessão do referido canal. Dali em diante, trabalho era dar os passos e cumprir as datas para que a TV Aparecida fosse instalada. Em 31 de outubro de 2001, foi assinado em Brasília o contrato entre o Ministério das Comunicações e a Fundação Nossa Senhora Aparecida pelo qual se marcava o prazo de 36 meses para a emissora entrar no ar. Antes que da data prevista, no dia 8 de setembro de 2005, a TV de Nossa Senhora era inaugurada.
A rigor, podem ser considerados “fundadores” da TV Aparecida a direção da Fundação que tomou a decisão de implantar a televisão, cujos nomes foram elencados acima, dentre os quais destaca – se o cardeal Dom Aloísio Lorscheider. Outros redentoristas aderiram e participaram diretamente da implantação. Entre esses, os padres Darci José Nicioli, Rodolfo Croon, Joércio Pereira, Evaldo César. E de modo mais amplo, um grupo representativo de padres e de leigos puseram mãos às obras. O sonho de tantos e o desejo de milhares estava realizado. Mas tudo foi possível porque a presença materna da Mãe Aparecida nunca deixou de abençoar tão importante projeto.