Alunos da Escola Municipal São Paulo, localizada na zona rural, no povoado do Novo Paraná, concluíram as atividades do Projeto Renasce o Cerrado, produzido pelo Parque Fioravante Galvani. Participaram das atividades 350 estudantes da pré-escola até o EJA (Educação para Jovens e Adultos) e 15 professores.
No encerramento, os estudantes apresentaram peças teatrais, jogos, produções textuais e uma grande exposição, além das apresentações artísticas de música e dança. Ao final, foi realizado o plantio na escola e distribuição de mudas de espécies nativas para a comunidade.
O Projeto Renasce o Cerrado tem como objetivo estimular a prática da educação ambiental por meio de várias estratégias, entre elas, visitas monitoradas de todos os estudantes ao Parque Fioravante Galvani. Assim, o projeto estimula os estudantes a realizar um diagnóstico dos problemas presentes na comunidade e na escola. A partir desta avaliação os alunos prepararam planos de intervenção nesta realidade, para contribuírem com o local em que vivem.
Ao longo do ano, o Núcleo de Educação Ambiental do Parque, além de acompanhar o planejamento e o desenvolvimento das atividades na escola, oferece aos professores oficinas de Arte-Educação Ambiental.
“Em 2010, trabalharemos para que o Projeto Renasce o Cerrado seja levado para outra escola municipal de Luís Eduardo Magalhães. Nossa intenção é formar uma rede que alcance a cidade como um todo”, afirma a Coordenadora do Parque, Mariângela Pinho.
Atuação social
A preocupação da Galvani vai além da produção de fertilizantes. Para fortalecer o relacionamento com as comunidades onde atua, a empresa busca constantemente ampliar seu envolvimento com a sociedade por meio de ações de incentivo a projetos que resgatam a cultura brasileira e as vocações locais.
Em 2003, criou o Instituto Lina Galvani para contribuir com o crescimento sustentável das localidades onde está presente. O Instituto desenvolve e coordena projetos voltados à realidade de cada comunidade, tendo a educação como principal agente transformador.
Atualmente desenvolve os projetos Programa Servindo na capital paulista, Conhecendo uma Empresa e Viva Betel em Paulínia (SP) e o Parque Fioravante Galvani em Luís Eduardo Magalhães (BA).