Fiscais da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) de Ji-Paraná, Rondônia, estão realizando estudo em determinados locais de Ji-Paraná no intuito de detectar os pontos mais problemáticos em relação a estacionamento de carros e motos. Segundo informações do presidente da EMTU, Luiz Carlos Freitas, serão determinados locais para estacionamento desses veículos e caso não sejam respeitados, os proprietários serão multados. “Sempre estamos nos deparando com locais que são reservados ao estacionamento de carros e um motocicleta toma todo o espaço, e vice-versa, isso não pode acontecer”, explicou.
Os fiscais da empresa continuam trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, na realização de blitz, em diversos locais do município. Luiz Carlos chama a atenção e pede a conscientização da população quanto ao uso de capacetes, o transporte de crianças, e ao número de passageiros em motocicletas.
“O que mais nos deparamos é com imprudências em motocicletas. Muitas são os motoristas que carregam crianças e de forma irregular, sem capacete e no meio de dois adultos. No momento que essas pessoas se deparam com os locais de blitz, fogem desesperadamente”, explicou José Carlos.
Segundo o Código Nacional de Trânsito, no artigo 244, inciso quinto, é proibido o transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas. O motorista que descumprir este artigo poderá sofrer infração gravíssima, que gera multa e suspensão do direito de dirigir. A fiscalização será intensificada, afirmou Luiz Carlos.