A Aon Corporation (NYSE: AOC), líder mundial em consultoria de benefícios, gerenciamento de riscos e corretagem de seguros e resseguros, anuncia o lançamento do Estudo Global de Gerenciamento de Riscos 2009. A pesquisa destacou a atual recessão econômica, as mudanças regulatórias e legislativas e a interrupção dos negócios como seus principais riscos.
A análise bienal é baseada nas respostas de 551 organizações de 40 países. As conclusões representam uma ampla gama de setores da indústria ao redor do mundo e são apresentadas em quatro componentes:
Top Ten Risks (Os 10 Principais Riscos)
Preparação geral para os riscos
Perdas em negócios relacionadas ao risco
Principais assuntos/funções de negócios
“Com os dados dessa pesquisa, nossos clientes se atualizam e podem ter conhecimento sobre como seus parceiros e competidores estão gerenciando riscos, ultrapassando obstáculos e aproveitando oportunidades”, disse José Felipe, presidente das unidades Aon Risk Services e Aon Consulting.
“Identificar os riscos, gerenciá-los e preparar-se para lidar com eles são elementos que conferem às empresas uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Por isso, este estudo global é tão relevante”, destaca Fernando Pereira, vice-presidente executivo da Aon Brasil.
Em comparação às conclusões do estudo realizado em 2007, a maioria das organizações aumentou a preparação no combate aos riscos. Entretanto, menos da metade dos participantes da pesquisa informou que detecta e gerencia todos os componentes dos seus custos para riscos seguráveis. Além disso, para 3 dos 10 Principais Riscos (recessão econômica, danos à reputação e mudanças regulatórias/legislativas), menos de dois terços dos participantes analisou formalmente os riscos ou possui um plano pronto.
A pesquisa 2009 da Aon indica que praticamente nenhuma companhia, indústria ou país está imune ao atual período de agitação econômica. Apesar do risco à reputação ter saído da sua posição de liderança na pesquisa de 2007, a importância dessa ameaça não diminuiu. Danos à reputação impactam a percepção do público quanto à qualidade, integridade e intenção de uma organização, influencia a decisão de um parceiro ou cliente em negociar com uma firma e pode afetar a decisão de um governo ou regulador em autorizar as ações de determinada companhia. Regulamentos e legislações agora são percebidos como os dois maiores fatores de risco em relação aos negócios, de acordo com a pesquisa da Aon. Apesar de ainda ser incerto se regulamentos mais rigorosos serão expandidos para a maioria dos setores da indústria, um aumento nas regras dentro do setor financeiro pode ser antecipado. Para organizações multinacionais, o custo, a quantidade e complexidade dos regulamentos representam sérios desafios.
“O principal risco apontado pelos tomadores de decisão que participaram da pesquisa é sem dúvida a recessão econômica. Esse risco impacta diretamente todos os outros citados no estudo”, destacou Matthew Horwitch, COO da Aon Corporation. “O grande desafio das corporações atualmente é fazer mais com menos. Os riscos deixaram de ser uma preocupação exclusiva dos departamentos de gerenciamento de riscos, mas sim de toda a empresa, com envolvimento direto de conselhos e diretoria. Estamos em uma época difícil, porém é, sem dúvida, o melhor momento para entender os riscos de negócios e tratá-los de forma pró-ativa. Esse será o diferencial das organizações que irão irão liderar a saída da atual recessão econômica”.
Metodologia
A Aon Risk Services apresentou em 2007 o primeiro Estudo Global de Gerenciamento de Riscos. O relatório de 2009 captura as perspectivas dos profissionais líderes de risco. A pesquisa feita pela internet identifica temas qualitativos e quantitativos relacionados ao tema. Gerentes de Riscos, CROs, CFOs, tesoureiros e outros ofereceram opiniões e percepções sobre suas escolhas dos riscos gerenciados e segurados, interesses e preocupações. Todas as respostas dadas pelas organizações são confidenciais; somente os dados consolidados foram incorporados nas conclusões da pesquisa. Porcentagens de algumas respostas podem não ser somadas ao total visto que alguns participantes selecionaram mais de uma alternativa.
Para mais informações ou registrar a sua cópia da pesquisa, visite www.aon.com/2009risksurvey.
Sobre a AON
A Aon Corporation (NYSE:AOC) é líder global em serviços de gerenciamento de risco, corretagem de seguro e resseguro e consultoria em capital humano. Por meio de seus mais de 37 mil colaboradores ao redor do mundo, a Aon entrega valor diferenciado aos seus clientes através de gerenciamento efetivo do risco e soluções para a produtividade da força de trabalho. A expertise da Aon é disseminada através de 500 escritórios posicionados em mais de 120 países. Avaliada como a melhor corretora do mundo em 2008 e 2009 segundo pesquisa da revista Euromoney, a Aon também está bem posicionada na lista dos maiores da Business Insurance Para mais informações, acesse: http://www.aon.com/.