Com a proposta de valorizar a cultura popular e apoiar iniciativas artísticas o governador Ivo Narciso Cassol assinou dois convênios para eventos que incentivam e divulgam a arte e as tradições folclóricas do estado: o Arraial Flor do Cacto e a peça teatral O homem de Nazaré.
O Arraial Flor do Cacto recebeu R$ 20 mil para a infra-estrutura da festa que há 12 anos promove o concurso de seleção dos grupos de bois-bumbás e quadrilhas que se apresentam no Arraial Flor do Maracujá. “Nossa festa sempre recebeu o apoio do Governo do Estado, um importante exemplo de preocupação com nossa tradição folclórica. Ficamos agradecidos por sempre poder contar com essa parceria”, destaca Júnior, organizador da festa.
Até domingo, das 19:00 às 2:00 horas da madrugada, a população pode se divertir gratuitamente no Arraial Flor do Cacto onde, além das apresentações de bois-bumbás e quadrilhas, tem também barracas de comidas típicas, parque de diversão e bandas de forró.
Homem de Nazaré
A peça apresentada há 32 anos em Rondônia pelo grupo teatral Êxodo tem esse ano o Governo do Estado como seu principal patrocinador. A Secel disponibilizou um recurso no valor de R$137 mil para garantir que o evento fosse gratuito para a população. “A arte é uma das mais importantes expressões de um povo e a peça ‘O Homem de Nazaré’ é um evento teatral que nasceu em Rondônia e leva o nome do Estado para o Brasil e o mundo. Esse é um investimento do governo para promover o desenvolvimento da cultura local e também para que a população rondoniense possa ter acesso ao espetáculo gratuitamente”, lembrou Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A peça teatral ‘O Homem de Nazaré’ será encenada nos dias 11,12 e 13 de junho, em comemoração a Corpus Christi, na cidade cenográfica Jerusalém de Amazônia, localizada no km 13, da BR 364. A entrada será um quilo de alimento para ser doado a entidades de apoio a famílias carentes. “Queremos agradecer o apoio da Secel que sempre esteve conosco no projeto. Esse patrocínio mostra a preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento da cultura local e o reconhecimento da contribuição do Grupo Êxodo com a arte rondoniense. Com esse recurso será possível fazermos uma linda apresentação e, o mais importante, sem cobrar ingresso do público”, declarou José Monteiro.
Fonte: A/I SECEL – Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer