Um dos principais causadores do câncer de colo de útero – quarta causa de morte por câncer no Brasil – o vírus HPV (papillomavirus humano) afeta cerca de 19 a cada 100 mil mulheres no País de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Mas, segundo especialistas, o rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de captura híbrida promove uma redução de aproximadamente 80% na taxa de mortalidade.
Realizado por intermédio da coleta das células localizadas na região do colo uterino, o digene HPV teste é capaz de detectar o DNA do vírus mesmo quando ele está inativo no corpo humano – ao contrário do papanicolau, que só aponta lesões ou alterações quando o vírus já está presente. Produzido pela QIAGEN, líder mundial em biologia molecular e testes para HPV, o exame proporciona acurácia de 95% no resultado.
O digene HPV teste é composto por um kit formado por escova cervical cônica de cerdas macias e um tubo contendo 1ml de UCM – solução líquida que conserva as células por até 15 dias. Durante o exame amostras da mucosa vaginal são coletadas com o auxílio da escova e mergulhadas no tubo para posterior averiguação.
Em laboratório o material passa por diversas etapas de análise e, através de software específico, é realizada a verificação da presença do HPV. Além disso, a classificação do grau de risco – alto ou baixo – é feita para auxiliar o médico quanto à conduta a ser seguida.
Certificado pelo FDA (Food and Drug Administration) e pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o exame de captura híbrida é indolor e rápido – todo o processo, da coleta do material à análise, dura em média 3h30 minutos e o laudo é concluído em até 24 horas após a realização do exame.
Sintomas e diagnóstico
O HPV é constituído por uma família de mais de 100 tipos de vírus. Transmitido através do contato sexual, pode ficar instalado no corpo humano por longos períodos sem se manifestar até quem, em situações em que a defesa do organismo é reduzida – como situações de estresse ou mesmo gravidez – o vírus passa a se manifestar.
Na maioria dos casos a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. Às vezes a mulher pode sentir uma leve coceira na região genital, dor durante a relação sexual ou até mesmo observar corrimento. Porém, é comum as mulheres não notarem os sintomas.
Mas quando o vírus passa a agir é necessário que a paciente seja submetida a tratamento específico. Não há cura contra o vírus, mas ele pode ser controlado através de acompanhamento sistemático. Por isso a alternativa mais indicada é a prevenção e o correto diagnóstico.
Sobre a QIAGEN
A QIAGEN – www.qiagen.com – detém total expertise e completa infraestrutura de suporte à pesquisa e desenvolvimento de soluções para as áreas de diagnóstico e ciências da vida. Em operação no Brasil desde outubro de 2008 a empresa foi fundada em 1984 em Dusserldorf, na Alemanha e está presente em 25 países. Entre as soluções de destaque da companhia está o digene HPV Test, que utiliza a moderna técnica de captura híbrida® para detectar a pr