Entre os dias 25 e 27 de novembro, será realizada no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, a 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local. O evento, que reunirá gestores de políticas públicas e especialistas brasileiros e internacionais, visa debater o desenvolvimento local, seus avanços, retrocessos e novos desafios da área no Brasil e no exterior.
O evento abordará a questão do desenvolvimento territorial no meio urbano, tendo o tema cidades sustentáveis como destaque. Em sua oitava edição, destaque para as discussões sobre os novos rumos do desenvolvimento aliado à questões econômicas, política, cultural e ambiental. Além disso, a inclusão socioprodutiva, governança democrática e compromisso ambiental permanecem como eixos temáticos centrais da Expo Brasil 2009.
Cerca de três mil pessoas deverão comparecer em mais de 50 sessões entre palestras, painéis temáticos, oficinas e minicursos, bem como uma mostra de projetos, produtos e serviços associados ao desenvolvimento local.
A cerimônia de abertura da Expo Brasil será nesta quarta-feira (25/11), às 11h, e contará com a participação do gerente de Comunicação Institucional da Petrobras, José Barbosa. O estande da Petrobras vai expor produtos de quatro projetos apoiados pela Companhia: COMFIBRA – Capacitação, Produção e Comercialização de Artesanato – Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho; Academia de Capacitação e Inclusão Social – Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro; Projeto Quixote – AAPQ – Associação de Apoio ao Projeto Quixote e Geração de Renda com Bijuterias de Chita – “Raízes Corticeiras” – Associação Cortiços do Centro.