A mostra/acessórios, que conta com cerca de setenta expositores, trará para São Paulo o trabalho de designers que as organizadoras garimpam em todo o Brasil. Nessa próxima edição, que acontecerá entre os dias 13 a 16 de julho, alguns deles aparecem como referência quando o assunto é um mundo melhor.
A Natural Fashion busca fortalecer a cadeia têxtil do algodão colorido, comercializando produtos ecologicamente e socialmente corretos através da valorização da agricultura familiar e do artesanato local. As bolsas da Salmar Sustentável são confeccionadas em lona reaproveitada e algumas feitas de bambu.
A Dear B. é uma empresa ”verde”. As peças são todas confeccionadas à mão em pequenas quantidades, diminuindo a emissão de carbono poluente ao meio ambiente. A empresa também dá prioridade à materiais naturais facilmente encontrados na natureza, como cristais de quartzo e prata.
Outro expositor, a Spariam não utiliza produtos de origem animal e realiza promoções com parte da renda destinada à SUIPA – Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. A empresa reaproveita seus retalhos em montagens de desenhos para enfeitar coisas menores como porta IPOD ou porta cerveja, na época do Carnaval. Outro projeto é o Ideias Livres. Todos os clientes podem doar seus livros à loja e ganhar um desconto na compra de mercadorias. A Spariam adesiva as doações e as deixam disponíveis na galeria para quem quiser pegar.
O reaproveitamento de materiais também faz parte dos trabalhos de duas outras expositoras: A Malu Pedrosa, faz bolsas artesanalmente com reaproveitamento de tecidos usados em decoração; já a Bruna Starling, faz o mesmo com os retalhos de couro que usa para decorar suas bolsas, evitando o desperdício e o abate de mais animais.
Os cadernos da Stylograph ETC são 100% confeccionados com papel reciclado, a capa em papelão de jornal escrito é forrada com papel artesanal estampado em silk screen, as folhas são em papel reciclado industrial com impressão em marca d”água, acompanhando a estampa da capa. O vinil excedente no processo de produção dos adesivos é encaminhado para fabricação de lonas vinílicas. Os produtos são desenvolvidos com o cuidado de escolher fornecedores e processos de produção que reciclem materiais, tanto no início quanto em qualquer ponto da cadeia produtiva.
Uma parceria especial mostra/acessórios será com a Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração – ACTC, uma organização sem fins lucrativos que atende crianças portadoras de doenças cardíacas graves, vindas de todo o Brasil e de países vizinhos, para tratamento no Instituto do Coração – InCor (HC-FMUSP). A ACTC mantém um bazar permanente, onde comercializa o artesanato produzido pelas mães / acompanhantes da Associação, bem como peças novas e de primeiro uso doadas para a entidade. O Bazar da ACTC é uma importante fonte de renda para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Associação.