Depois de ser ministrado em diversas cidades, como São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Resende (RJ), e contribuído para a formação de mais de 2,8 mil profissionais ao longo de 13 anos, o curso de pós-graduação Gerente de Cidade, da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), chega a Brasília. As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 18 de setembro.
O objetivo do curso é tornar os gestores aptos para desenvolver os melhores métodos de gerenciamento e implantar boas práticas de administração pública. Com 396 horas de duração, sendo 360 presenciais e 36 destinadas à orientação de monografias e atividades complementares, a pós-graduação é dividida em quatro módulos. O conteúdo do programa pode ser conferido no hotsite http://www.faap.br/gerentedecidade.
Além dos funcionários diretos das prefeituras, o curso se destina a diversos públicos, como os profissionais de autarquias ou empresas públicas, funcionários de empresas permissionárias e concessionárias de serviços públicos, profissionais de empreiteiras e de empresas que prestam serviços para o governo, lideranças políticas e profissionais da rede bancária de geração de recursos para os municípios.
O lançamento do curso na capital federal aconteceu no último dia 3 de agosto, durante o seminário “Gestão Pública: Profissionalismo, Eficiência e Experimentalismo”, que teve a presença de diversas autoridades, prefeitos e deputados, bem como do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. “Oferecer formação para a administração pública é um recurso interessante. Esta iniciativa dará uma grande contribuição, pois além de profissionalizar, tornará as pessoas mais eficientes”, disse o governador após ministrar palestra sobre os desafios que enfrenta em sua gestão.
Pilares Fundamentais
O curso Gerente de Cidade é fundamentado em três pilares
básicos, utilizados como matéria-prima essencial a qualquer gestor público. O primeiro deles é o apartidarismo, que garante ao gestor a continuidade administrativa independente da sucessão de prefeitos.
O segundo é a administração do tempo, que permite ao gestor municipal oferecer ao prefeito a possibilidade de utilizar melhor o seu tempo em atividades estratégicas e políticas, como o relacionamento com autoridades estaduais e federais, promoção do município e tomada de decisões sobre os assuntos prioritários.
Fazer mais com menos é o terceiro pilar do gestor municipal, que assegura a utilização de menos recursos para a realização de mais obras por meio de um bom planejamento e estabelecimento de prioridades, tendo em vista os recursos disponíveis ano a ano.
Por meio dos pilares fundamentais disseminados no curso, o gestor municipal reforça seu papel de promover a segurança, estimular o aumento de empregos, melhorar as condições para a agricultura, aumentar o acesso à educação de qualidade, melhorar as condições de saúde e aumentar as parcerias com a iniciativa privada, entre outras atividades. “Desta forma, o prefeito estará mais livre para atrair investimentos e promover o município, delegando as questões mais operacionais ao gerente de cidade”, comenta o prof. Victor Mirshawka, diretor cultural da FAAP.
Pós-Graduação Gerente de Cidade
Início das aulas:
18/09/2009 (sexta-feira)
Horário:
19h00
Local da primeira aula:
Auditório da FEPECS
Endereço:
SMHN – Quadra 3 – Conjunto A – Bloco 1