O Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade de Medicina da USP(FMUSP) acaba de inaugurar três novas salas destinadas a aulas de “Simulação de Alta Fidelidade” (High-Fidelity Simulation). Os ambientes foram reformados e adaptados para o treinamento de cuidados em saúde e procedimentos médicos intensivos, invasivos e de emergência, em três cenários diferentes: uma UTI, um centro cirúrgico e uma enfermaria. As novas salas contam com manequins computadorizados, que simulam pacientes, e um sistema de comunicação de alta tecnologia.
O objetivo é treinar os alunos de graduação dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem da USP, além de residentes da FMUSP, a enfrentar situações difíceis da rotina profissional, denominada “manejo de crise”, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais. Outra finalidade é capacitar médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas-FMUSP, e oferecer cursos de recertificação para toda a rede de saúde, pública e privada.
O Laboratório de Habilidades e Simulação, que já conta com 40 tipos de manequins, adquiriu novos modelos mais sofisticados para a simulação avançada. Entre eles, estão o SimMan (adulto) e o SimBaby (criança), da Laerdal Medical. São bonecos que interagem com os alunos, simulam movimentos e reações, e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive a medicamentos administrados. Os manequins são controlados a distância, conforme a situação e o cenário propostos. A partir de uma sala de controle, o professor orienta, por meio de um ponto eletrônico, o técnico que participa da encenação, que pode representar tanto um familiar como um membro da equipe médica.
“Todas as cenas são gravadas em vídeo. Cada estação tem duração de 10 minutos, e depois sentamos com os alunos para avaliar e discutir os aspectos positivos e negativos. A ideia é ensinar os alunos a agir numa crise. Eles são submetidos a situações de estresse, que são muito próximas da vida real. Só que com resultado seguro, pois estamos preservando a segurança do paciente e do próprio aluno”, destaca o coordenador do Laboratório, Prof. Augusto Scalabrini Neto. A avaliação leva em conta não somente o desempenho técnico do aluno, mas também sua liderança perante a equipe.
Inaugurado em agosto de 2007, o Laboratório de Habilidades da FMUSP era utilizado inicialmente apenas para treinamento de habilidades clínicas (manobras e exames clínicos), para o qual conta com seis salas especializadas. Os novos investimentos para a implantação da “Simulação de Alta Fidelidade” foram custeados pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM), USP, FMUSP e iniciativa privada.