A comunidade de Canoas terá a oportunidade de sanar dúvidas sobre as contas da Previdência Privada e o fator previdenciário nesta sexta-feira, 21 de agosto. A Câmara de Vereadores vai reunir o deputado federal Pepe Vargas (PT/RS), relator do projeto que prevê a extinção do fator previdenciário, o senador Paulo Paim (PT/RS), autor da matéria (PL 3299/08), e o advogado previdenciário Daisson Portanova.
Pepe Vargas salienta que o seu trabalho como relator está concentrado em produzir uma regra que facilite a obtenção do valor integral da aposentadoria, preservando o equilíbrio das contas da Previdência no curto e longo prazo. O parlamentar tem trabalhado para chegar a uma proposta mais próxima o possível da apresentada pelo senador Paulo Paim. Para tanto, o diálogo entre o deputado e o senador tem sido constante.
O objetivo é produzir um substitutivo negociado entre o governo e o Congresso, para evitar o veto do Poder Executivo.“Dessa forma conseguiremos melhorar a aposentadoria das pessoas, sem gerar expectativas que poderão se frustrar logo a seguir. Calibrar bem esta proposta é o nosso desafio”, afirma.
O senador Paulo Paim disse recentemente que se o governo não fizer uma “boa proposta” para os aposentados, o caminho será votar o PL 1/07 na Câmara. “Democracia se decide no voto quando não há entendimento. O importante agora é nos mantermos mobilizados”, disse.