Fator Previdenciário e Reajuste da Aposentadoria – A Confederação Brasileira dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade que guia os passos da Igreja Católica no País, é a mais nova aliada dos aposentados e pensionistas. Essa façanha foi consolidada na última quinta-feira, 10 de dezembro, em Brasília, durante reunião da COBAP com dezenas de bispos, arcebispos e lideranças eclesiásticas brasileiras.
O encontro promovido no Auditório “Dom Hélder Câmara” foi temático, abordando a situação dos aposentados. O presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles (que mês passado tinha sido recebido pelo secretário geral Dom Dimas Lara Barbosa) foi convidado para efetuar uma explanação do assunto na assembléia nacional dos bispos. “O sistema previdenciário do Brasil não é justo. Precisamos encarecidamente do apoio da Igreja Católica para nos ajudar a unir e conscientizar os aposentados, caso contrário, 30 milhões de inativos estão fadados à miséria”, alertou Warley.
O assessor cobapiano Floriano Martins de Sá Neto, presidente da Fundação ANFIP, fez uma análise técnica e verídica da Seguridade Social. Para debater o assunto também foram convidados o ex-presidente do INSS, Marco Antonio de Souza e o professor Guilherme Delgado, especialista em previdência.
Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB, considerou a discussão complexa, mas muito iluminadora. “Foi um verdadeiro bombardeio de informações. Eu mesmo particularmente nem atinava para certos assuntos”, reconheceu o santo arcebispo.
O secretário Dom Dimas Lara afirmou com todas as letras que a CNBB precisa fazer alguma coisa para realmente ajudar os aposentados. “Não podemos simplesmente deixar o barco correr. Sugiro que seja montado um grupo de trabalho para construirmos junto um consenso e uma estratégia, de modo a definir efetivamente de quais maneiras estaremos apoiando os aposentados e a COBAP”, afirmou o secretário geral.
Fonte COBAP – Brasil 12/12/2009 | Por Richard Casal