Fator Previdenciário e Reajuste da Aposentadoria – um documento foi encaminhado ao Governo e deve chamar lideranças para nova rodada de negociações. Reunidos nesta segunda-feira (23/11), em São Paulo, líderes de algumas das principais centrais sindicais do país, juntamente com a Confederação Brasileira dos Aposentados COBAP, avaliaram projetos de interesse dos trabalhadores e aposentados que estão em tramitação no Congresso Nacional.
O principal ponto em discussão foi sobre a proposta de reajuste para aposentados que recebem acima do salário mínimo. As centrais fecharam uma posição: pedem que o governo melhore a proposta, formalizada em agosto, e conceda um reajuste baseado na inflação do período mais 80% do PIB de dois anos anteriores, o que daria 7,92, mais que os 6% prometidos pelo governo. O governo quer dar um reajuste, em janeiro de 2010, levando em conta a correção da inflação, medida pelo INPC, mais 50% do PIB verificado em 2008, totalizando cerca de 6,1% de reajuste ou um ganho real de 2,5%.
Para o presidente da COBAP, Warley Martins, o ideal seria um reajuste igual ao salário mínimo para todos os aposentados. Também acordaram em prol da continuidade da política permanente de valorização do salário mínimo, conforme está previsto no PL 01/07. A COBAP encabeçou ainda a derrubada do Fator Previdenciário, fazendo com que duas centrais voltassem atrás e rechaçassem a fórmula 85/95.
COBAP Aposentados