Fator Previdenciário – o deputado Regis de Oliveira, líder e maior expoente jurídico do PSC, afirmou categoricamente ser contra a fórmula do fator previdenciário, que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida dos brasileiros no momento da aposentadoria. Pela regra, quanto menor a idade na data da aposentadoria e maior a expectativa de vida, menor o fator previdenciário e menor a aposentadoria de direito. Quanto mais velho e mais tempo de contribuição, maior o benefício.
Regis de Oliveira afirma que este é momento para o governo fazer justiça àqueles que trabalharam a vida inteira. Criado em 1999 no governo Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de reduzir os benefícios de quem se aposenta antes das idades mínimas ou obrigá-los a trabalhar mais tempo, o fator previdenciário leva em conta quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de vida.
A bancada de deputados federais do Partido Social Cristão vem sendo trabalhada politicamente para votar em favor do projeto de lei que elimina o fator dos futuros aposentados.
Leia Mais COBAP – Aposentados 30/11/2009 | Por Richard Casal