Fispal Tecnologia confirma expectativas e recebe mais de 61 mil visitantes, com previsão de movimentar aproximadamente R$ 4 bilhões nos próximos seis meses.
Na última semana, São Paulo foi palco da mais importante feira de processamento, embalagem e logística para o mercado de alimentos e bebidas na América Latina. A 25ª Fispal Tecnologia, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 16 a 19 de junho, registrou um público superior a 61 mil profissionais dessa indústria em busca das novidades apresentadas por 2.100 expositores, que ocuparam os 70 mil m² do pavilhão. A feira deve movimentar negócios estimados em aproximadamente R$ 4 bilhões ao longo dos próximos seis meses.
“As perspectivas são ótimas para o segundo semestre. A indústria de alimentos – visitante de nossa feira – adiou os investimentos planejados para o primeiro semestre do ano. Agora, com estoques em baixa e com o mercado interno receptivo, planeja retomar projetos que envolvem investimentos em maquinário e embalagens, conforme comprovaram nossos expositores durante a feira”, afirma Marco Mastrandonakis, presidente da Brazil Trade Shows (BTS), promotora do evento.
Luciana Galvão, gerente de Marketing da SIG Combibloc para a América do Sul, diz que o sucesso foi pleno por causa da presença de decisores e formadores de opinião. “Para nós, esta foi a ”Fispal do leite”, que teve como enfoque principal as diversas soluções em embalagens assépticas cartonadas para esta indústria”, diz. Luciana comenta que os visitantes do estande buscaram novidades e parcerias. “Sem dúvida o balanço foi positivo e marcado pelo alto nível dos visitantes e pela possibilidade concreta de novos negócios”, completa.
Para a Weidenhammer, fabricante de embalagens cartonadas que acaba de chegar ao Brasil, o que mais chamou a atenção foi o número de grandes empresas visitantes. “Recebemos um bom contingente de potenciais clientes, focados em pesquisa e inovação. Embora estas empresas conheçam a Weidenhammer por conta de sua liderança na Europa, foi importante promover a companhia no Brasil, a partir da representação comercial da Innovapack”, conta Oliver Wolff, diretor Regional da Weidenhammer para América do Sul & Europa Oriental.
A Raumak, de Santa Catarina, participou da Fispal Tecnologia pela 17ª vez. “O estande foi muito visitado, mais do que nos últimos três anos. Fechamos vários negócios durante a feira e a nossa expectativa é de fechar mais de US$ 1 milhão nas próximas semanas”, revela o gerente de Operação, Rodolfo Schatz Silva.
Veteranos orientam novos empresários
A Bosch Tecnologia em Embalagem lançou a máquina de embalagem intermitente de alta versatilidade SVI /SVI 4020. Um equipamento que produz vários tipos de pacotes, tais como almofada, sanfonado, fundo-chato, quatro soldas e aplicação a zipper. “Trouxemos muitas novidades para a feira. Da Fispal, vamos para a China e a Índia”, adianta Elaine Firmino, Sales & Marketing Services da Bosch. Elaine diz que a Fispal Tecnologia é uma feira muito importante para a empresa se relacionar com o cliente.
Evandro Menezes, gerente da Cavanna, empresa italiana de máquinas para produção de embalagens, aposta no crescimento das vendas. “Fizemos muitos contatos e temos projetos interessantes para elaborar”.
Outra que comemora a presença na Fispal é a Haas, empresa austríaca que produz máquinas para confecção de waffles e biscoitos. “A feira foi muito positiva. Lançamos um novo conceito de máquinas modulares, especialmente para o empresário que quer entrar nesse mercado. Vendemos um equipamento e temos cinco pedidos para concretizar. A feira está mais madura, a cada ano mais profissional”, comemora Dagoberto Antunes Sampaio, gerente Comercial da Haas do Brasil.
Público focado
“Já havíamos participado em outros anos da Fispal, com a Açometal, uma das três empresas que se fundiram em dezembro do ano passado formando a GGD Metals. Por isso, a Fispal 2009 tem um gosto especial”, comenta André Moneiro, gerente de Marketing para América Latina da GGD Metals, que fabrica tubos de aço inoxidável e fornece metal para a indústria de embalagens. André revela que o estande foi visitado por quase duas mil pessoas, muitas delas tomadoras de decisão.
Narciso Vieira, da área de Vendas da KHS, diz que estar na Fispal é essencial. “Recebemos todas as visitas esperadas e o público estava bastante focado”, avalia.
Paulo Donizeti, gerente da WEG, reforça a importância da feira para o relacionamento. “A feira é muito importante em razão dos nossos clientes, que expõem seus produtos. Como fabricamos os motores para os equipamentos, somos parte das vendas, e nossa presença ajuda a impulsionar os negócios”, contextualiza.
Rachel Filipov, coordenadora de Marketing da Sidel, concorda que a Fispal é uma feira de relacionamentos. “Aqui, podemos encontrar nossos clientes de todo o Brasil. Além disso, é uma oportunidade de mostrar os equipamentos funcionando. A Fispal é a feira mais importante do setor, por isso é essencial que estejamos aqui todos os anos”.
Otimização e sustentabilidade
A SEW lançou o Motor DR – motor elétrico de alto rendimento e eficiência energética. “O estande foi bastante visitado. Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os clientes e consolidar a marca SEW no mercado”, revela Celso Fonseca, gerente regional de Vendas da SEW, em São Paulo. Ele afirma que a Fispal Tecnologia é uma feira que proporciona aos expositores uma oportunidade ímpar de apresentar as principais novidades.
Há mais de 20 anos na Fispal Tecnologia, a paulista Poly-Vac, indústria e comércio de embalagens, apresentou a Linha Verde Poly-Vac, desenvolvida a partir de matéria-prima de fontes renováveis, que substitui o petróleo. Os copos da Linha Verde Poly-Vac se degradam em até 180 dias em condições adequadas de umidade, calor, microorganismos e oxigênio.
De acordo com o gerente Comercial da Poly-Vac, Marco Antonio Lazini, o mercado está receptivo por causa da preocupação crescente com o Meio Ambiente. Aliás, os desafios da indústria mundial para adotar padrões que atendam às novas necessidades do planeta foi tema na feira, dentro do Espaço Sustentabilidade, realizado em parceria com diversas entidades de classe do setor de embalagem para alimentos e bebidas.
Com exposição de algumas soluções para o mercado, o Espaço também contou com um ciclo de palestras da Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo. “Não é mais possível fazer uma análise fragmentada do negócio. É preciso ter uma visão mais ampla e contemplar as esferas econômica, social e ambiental”, explica a economista Maria Raquel Ferreira Marques, professora da FDC, que falou sobre gestão responsável.
Participação internacional
Este ano, a feira registrou aumento da participação internacional. Participaram do evento o Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), a Fundación Exportar, da Argentina, e entidades da China e de Taiwan, cuja presença na Fispal já é tradicional. Além disso, desembarcou por aqui a Adepta, Associação de Produtores de maquinário, da França. Ao todo, foram empresas e associações de 14 países (Alemanha, Argentina, Chile, China, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Índia, Itália, México, Peru, Taiwan e Turquia).