O Governo de Rondônia sugeriu a implantação do desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas estaduais. A Escola Estadual JULIO GUERRA em Ji-Paraná implantou o projeto que vem causando grande impacto nos alunos do ensino médio.
A palavra Empreendedorismo geralmente é associada à capacidade decriar e gerir empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso, gerar emprego, renda e riqueza. Mas Empreendedorismo vai muito mais além do que tudo isso. Pressupõe, acima de tudo, a realização do indivíduo por meio de atitudes de Inquietação, ousadia e pro atividade na sua relação com o mundo.
Define-se também, como o tipo de comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas, cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho.
O período de ensino médio coincide com um momento de inquietações na vida dos jovens, que atravessam uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta, marcada por uma série de questionamentos conflitantes do tipo: como se preparar para o futuro profissional, num mundo cada vez mais competitivo e sem empregos? Quais as perspectivas econômicas mundiais, que nortearão a minha vida profissional e pessoal? Que rumo seguir quando sair da escola? Onde e como buscar um meio de renda? Essas e tantas outras indagações permeiam o subconsciente dos jovens.
Por isso que a escola adotou esse projeto como um plano de mudança na vida dos jovens, e vem colocando em pratica a três anos consecutivos. E esse ano não vai ser diferente, acontece mais uma grande festa no sábado dia 1 de agosto de 2009, vai contar com mais de 40 empresas de diversos ramos.
A escola Julio Guerra conta com a presença de todos.
Luiz Enrik
Aluno Repórter