A França foi a grande homenageada na oitava edição da Mostra Casa Design. A exposição, que é realizada anualmente na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, contou com uma festa temática beneficente na noite do dia 31 de agosto. O evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil.
Para Eliane Figueredo, organizadora do evento, o trabalho da mostra Casa Design é feito a partir de um conceito ligado à qualidade de vida. “A casa e os projetos são idealizados pelos profissionais em cima de um tema. Com o Ano da França no Brasil, achamos ideal fazer essa conexão, já que muito do design e da cultura francesa exercem forte influência em nossos hábitos”, afirmou.
A festa e a exposição foram realizadas no bucólico bairro de São Francisco, em uma casa decorada com diversas referências francesas. Parte da renda obtida com as entradas do evento foi em parte convertida para a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR).
Diversos artistas plásticos locais estiveram presentes na Casa Design 2009 e doaram seus trabalhos para leilão em benefício da AFR. É o caso do pintor Elcioos, que doou duas de suas obras ao evento e já expôs na França. “Nunca fui ao país, mas meus quadros já visitaram Montpellier e Paris, além de outros países como Itália e Estados Unidos. Os trabalhos vão e vem, e o artista fica, mas um dia pretendo acompanhá-los”, brincou. Para o ilustrador Eric Gerhard, que trabalha com desenho digital, a arte também deve estar associada à ideia de bem-estar. “Gostaria que, ao olhar para minha obra, a pessoa se sinta feliz, pois a arte é feita para dar felicidade”, disse Gerhard.
Arquitetos, decoradores e paisagistas usam objetos relacionados à cultura francesa para criar os diversos ambientes que modelaram a casa. Ao chegar na sede do evento, o visitante se depara com o trabalho do paisagista Leonardo Genn, que homenageou o francês André Le Nôtre, projetista do jardim do Palácio de Versailles. Na obra de Genn, a França é representada pelas flores tricolores, nos desenhos geométricos e nos arbustos topiados, em referência a Versailles. O jardim de Genn também se utilizou de materiais modernos, como o mini-labirinto construído em alvenaria e aço corten.
O hall de entrada, projetado pelo arquiteto Bruno Pepeu transforma-se em uma avenida de exposição de obras de arte. A sala de jantar também possui um design francês, com uma mesa estilo cinquentista em mármore carrara. A casa tem mais de doze ambientes decorados através do conceito de união entre clássico e moderno.
A exposição fica aberta ao público fica aberta para visitação do público entre 24 de julho e 6 de setembro, de terça a domingo, das 13h às 22h, e conta com patrocínio da Fabrimar.
Serviço:
Mostra Casa Design – 8.a edição
Mostra: de 24 de julho até 6 de setembro Rua Tupinambás, 149 – São Francisco – Niterói Terça a quinta, domingos e feriados das 13h00 às 23h00 Sextas-feiras e sábados das 13h00 às 23h00
Entrada: R$ 20,00 inteira (R$ 10,00 meia-entrada)