Na 12ª edição do Fringe, que ocorre simultaneamente à programação oficial do Festival de Curitiba, os espaços culturais terão autonomia para agendar as peças, datas e horários, de acordo com o público e a linha teatral. O cadastro para Companhias do Brasil e do exterior já está aberto e pode ser feito pelo site www.fringe.com.br
A capital paranaense será novamente o ponto de encontro da arte e da criatividade durante o 19º Festival de Curitiba, de 16 a 28 de março de 2010. O cadastro para o Fringe, que ocorre simultaneamente à programação da MOSTRA, já está aberto para companhias, produtoras, grupos e artistas profissionais do Brasil e do exterior. A 12ª edição do Fringe traz uma novidade importante. Os espaços culturais terão autonomia para agendar as peças, datas e horários, de acordo com o público e a linha teatral.
O objetivo da organização do evento é reunir linhas conceituais e artísticas em determinados espaços, além de estabelecer condições para que a programação da mostra seja feita pela administração de cada teatro. Os espaços também poderão negociar diretamente com as companhias os percentuais de bilheteria e o número de apresentações. Os projetos podem ser cadastrados pelo site www.fringe.com.br até o dia 30 de novembro.
De acordo com o diretor do festival, Leandro Knopfholz, a idéia é que cada teatro construa uma linha conceitual. “Isso facilita a escolha do espetáculo por parte do público, ajuda as companhias a encontrarem suas platéias e também colabora para a cobertura da imprensa. É uma característica que acontece no Festival de Edimburgo, na Escócia, por exemplo. Existem teatros que têm o perfil de comédia, outros de improviso, outros de experimentação de linguagem”, explicou.
Em 2009 a mostra Fringe trouxe 290 espetáculos a Curitiba e reuniu um público de 100 mil pessoas de todo país. O espaço integrado ao Festival de Curitiba foi inspirado no modelo do Festival Internacional de Edimburgo e oferece uma oportunidade para as companhias divulgarem os novos trabalhos produzidos no teatro.