Por conta da presença de uma frente fria junto à costa do Nordeste e do Sudeste, o sábado começa com temporais e declínio das temperaturas entre o norte do Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais. Com isso, há risco de transtornos nas Cidades que ficam à beira-mar, principalmente no sul da Bahia. Nesta região, a máxima varia entre 23°C e 24°C. A frente fria também provoca pancadas de chuva e trovoadas no interior da Bahia, sul do Piauí e Tocantins, especialmente no período da tarde. Apesar dos temporais, a sensação será de calor em todos os Estados.
No Centro-Oeste, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas. A massa de ar polar que atua no País derruba as temperaturas apenas em Mato Grosso do Sul, onde, mais ao sul, a máxima não passa dos 17°C. No centro e norte da Região, o calor predomina.
De acordo com os meteorologistas da Somar, os fortes ventos úmidos que sopram do Oceano ainda causam nebulosidade e algumas chuvas fracas no leste de São Paulo, parte do Rio de Janeiro e no sul e leste de Minas Gerais. Nessas localidades, a máxima fica por volta dos 18°C.
Em boa parte do Sul e no interior do Sudeste, os modelos de previsão apontam tempo seco, ensolarado e com temperaturas agradáveis à tarde. No oeste de Minas Gerais, o calor será mais intenso, alcançando 32°C.
Na maior parte do leste do Nordeste, o tempo permanece seco, ensolarado e extremamente quente. As chuvas associadas com áreas de instabilidade atingem apenas a faixa que vai do litoral oeste do Ceará ao oeste do Acre.
LITORAL
No sábado, o mar ficará agitado, com risco de ressacas nas costas Sul, Sudeste e no sul da Bahia. Da costa norte do Rio Grande do Sul até a região de Porto Seguro (BA), as ondas oscilam entre 2m e 2,5m de altura. Entre o litoral sul da Bahia e o litoral do Espírito Santo, as rajadas de vento passam dos 35km/h. Com isso, a navegação deve ser evitada durante o fim de semana.
DOMINGO
No domingo, a frente fria mantém o tempo chuvoso e frio no sul da Bahia. Além de deixar o fim de semana nada proveitoso, a frente fria poderá trazer grandes problemas como alagamentos e destelhamentos na região.
Além da atuação da frente fria, áreas de instabilidade ganham força e avançam pelo Brasil. Há previsão de chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e em boa parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e de Mato Grosso.
Na maior parte das Regiões Nordeste e Norte, o tempo permanece seco e quente, com algumas exceções por conta da presença de nuvens carregadas.
Ainda faz frio apenas nos pontos elevados da Serra Geral, com mínima de 3°C em Urubici. Já no Sudeste, a mínima chega a 10°C nos pontos mais elevados.
A máxima também permanece baixa no Sul, Sudeste, Mato Grosso do Sul e sul da Bahia. Os termômetros não passam dos 14°C entre Santa Catarina e Paraná, 16°C entre o sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba, 20°C no sul de Mato Grosso do Sul e 22°C entre o sul da Bahia e o nordeste de Minas Gerais.
Na Região Norte, a máxima chega a 40°C no sudeste do Amazonas.