Está sendo concluída na linha 94 em Ji-Paraná a construção do prédio que irá abrigar o Laboratório-Escola de Fitoterápicos (Centro Fitoterápico) do município. A obra, no valor de R$ 768.453,24, está sendo realizada com recursos do Governo Federal, via emenda parlamentar do deputado federal Anselmo de Jesus, com contrapartida da Prefeitura Municipal.
De acordo com informações do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Lázaro Aparecido Dobri, o Laboratório-Escola é uma reivindicação antiga do Movimento Sindical Rural, que capacitará profissionais, produtores rurais e familiares, para a correta utilização de plantas medicinais.
“Em princípio estaremos trabalhando no manuseio de plantas medicinais, no seu cultivo e produção de amostra de medicação. Este trabalho será realizado em parceria com a Prefeitura, órgãos estaduais de saúde, Incra, Igreja Católica e universidades. A estrutura será colocada à disposição destas entidades para a profissionalização de pessoal. Também teremos como alvo a capacitação das famílias rurais, que poderão assim, diminuir custos na compra de remédios industrializados”, explicou Lázaro.
O Centro Fitoterápico, que será administrado pela Fetagro, possuirá auditório com capacidade para 150 pessoas, laboratório, dormitório, cozinha e refeitório. Lázaro explicou que o local também será utilizado na promoção de eventos que agreguem conhecimentos à população na área da fitoterapia.
“Além da capacitação de profissionais, pretendemos, em um futuro próximo, produzir medicação fitoterápica que seja distribuída a um baixo custo para população”, concluiu.
De acordo com o prefeito José de Abreu Bianco (DEM), essa é mais uma conquista para a população jiparananese. “Tudo que beneficia a população terá sempre apoio da prefeitura”, afirmou. O terreno também foi doado pela Prefeitura Municipal.