Restaura Jeans, Bit Company, Quality Lavanderia, Mentha Pimentha e Casa do Construtor buscam investidores para marcar presença em cidades com mais de 100 mil habitantes
A região Norte do Brasil, especialmente as cidades com mais de 100 mil habitantes, é um bom mercado para a expansão de marcas franqueadoras. Essa é a opinião de redes como Restaura Jeans, Bit Company, Quality Lavanderia, Mentha Pimentha e Casa do Construtor que apresentam seus planos de expansão.
Luiz Magnabosco, Diretor Superintendente da Bit Company – rede que atua com qualificação em informática, profissional e idiomas – diz que “os 15 milhões de habitantes da região se configuram num mercado bastante atrativo para a rede”. E acrescenta: “A região está crescendo. Há muitas empresas que evoluem ao mesmo tempo e carecem de mão de obra especializada. A população local terá de se capacitar para acompanhar o crescimento e aumentar sua empregabilidade”.
O franqueador da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Jr. – que comanda a rede de aluguel de equipamentos para a construção civil – reforça o potencial da região analisando o segmento em que atua. “A região vem recebendo investimentos públicos e privados que vêm desenvolvendo a indústria da construção civil. Para nós, é um fator de incentivo à abertura de novas franquias”.
Restaura Jeans: mix de serviços para roupas
Há dezoito anos no mercado, a rede Restaura Jeans, com sede em Laguna, em Santa Catarina, conta com mais de 200 lojas especializadas tingimento, costura, customização e limpeza de roupas, além da renovação de couro. Recentemente, lançou um novo formato de loja com lavanderia. “Os franqueados terão maiores faturamento e lucratividade porque eles mesmos operarão as máquinas, não repassando o trabalho a terceiros”, diz o franqueador Flávio Conrad.
O investimento numa unidade Restaura Jeans é a partir de R$ 65 mil (com lavanderia homologada) ou R$ 190 mil (com lavanderia própria na loja). “Nossa intenção inicial é abrir unidades em Belém e Manaus”, diz Conrad. “Temos certeza de que nossa proposta de serviço agradará os habitantes dessas cidades”.
Bit Company: educação e treinamento
Há quase vinte anos no mercado, a BIT Company é uma rede que virou grife quando o assunto é qualificação em informática, profissional e idiomas. A rede oferece mais de 60 cursos de formação e conta com metodologia própria baseada no construtivismo.
O franqueado recebe todo o suporte da franqueadora, o que inclui sistema de gerenciamento da unidade, treinamento de toda a equipe (franqueado, professores, secretários, vendedores, etc) e uma estrutura completa de marketing – essencial para atrair alunos.
Para abrir uma unidade BIT Company são necessários cerca de R$ 160 mil, fora o ponto comercial. Atualmente, a marca possui 140 unidades franqueadas que atuam em 19 Estados. A marca também está presente em Portugal, com duas unidades, e Angola.
O Superintendente da rede, Luiz Magnabosco, cita que todas as cidades com mais de 100 mil habitantes são alvo da marca. “Levamos educação e profissionalização a crianças, jovens e adultos. E o Brasil todo precisa disso”, comenta. São ‘alvo’ da marca cidades como Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Santarém (PA), Boa Vista (RR)< Castanhal (PA), Abaetetubal (PA), Itaituba (PA), Araguaína (TO), Cametá (PA), Ji-Paraná (RO) e Bragança (PA), entre outras.
Quality Lavanderia: serviços ‘premium’
A Quality Lavanderia possui mais de 80 lojas que oferecem limpeza de roupas a seco e a água, tratamento de couro e serviços diferenciados de lavagem em tênis, calçados, tapetes, cortinas, roupa de cama e tecidos especiais.
Essa é uma das marcas que exigem o menor aporte financeiro do segmento. Todos os equipamentos são modernos e a estrutura permite limpar roupas a seco e a água. Com R$ 215 mil, já incluindo a taxa de franquia, máquinas e instalações – mas sem adequação do imóvel – o investidor poderá tornar-se um empresário franqueado de uma rede que está presente em todas as regiões do Brasil.
Segundo o gerente de expansão, José Ventura, estão nos planos de expansão da marca as capitais de Rondônia, Acre, Amapá e Roraima.
Mentha Pimentha: calçados e acessórios femininos
A franquia de sapatos e acessórios femininos Mentha Pimentha acaba de estrear no mercado de franchising. O negócio, cujo investimento gira em torno de R$ 150 mil a R$ 250 mil, se sustenta num poderoso tripé: empresários com quase quarenta anos de experiência no mercado varejista de calçados, produtos com um conceito diferenciado e uma proposta de atendimento que, certamente, fará a diferença no relacionamento com o cliente.
A Mentha Pimentha possui três unidades próprias em São Paulo – duas na capital e uma na zona metropolitana. Optou por crescer, por meio do franchising, motivada pelo desejo dos franqueadores – os irmãos Vinicius Bertaglia e Andressa Bertaglia Squassoni – de dedicarem-se mais à moda do que à administração de lojas. “É o que gostamos de fazer: pesquisar tendências, ir atrás de novidades e participar do desenvolvimento de novos produtos”, diz o franqueador.
Estão no foco de expansão da marca, nesse primeiro momento, todas as capitais da região Norte.
Casa do Construtor: proposta diferenciada
Também está de olho nas cidades com mais de 100 mil habitantes a rede Casa do Construtor – que atua no ramo de locação de equipamentos para a construção civil. A marca está com 50 unidades em nove estados brasileiros e está há quatorze anos no mercado.
O investidor que quiser atuar neste ramo conta com dois fatores positivos. No Brasil, a cultura de locação está em expansão. “Também é animador ver que a construção civil está num bom momento. E apesar de atendermos o varejo, ou seja, as pequenas obras e profissionais autônomos, notamos que este setor vem crescendo mais que segmento e isso reflete positivamente em nossa rede”, diz o franqueador Expedito Arena.
O investimento médio inicial numa unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). O valor varia de acordo com a cidade na qual será instalada.