Climatempo – Este mês de setembro está sendo marcado por muita chuva no Sul do Brasil. Em praticamente toda a Região, o volume acumulado já superou a média histórica. Neste domingo (13), uma frente fria se afasta em direção a São Paulo, mas já a partir de quarta-feira um sistema de baixa pressão, que se formará entre o Paraguai e a Argentina, avança para o Brasil e irá provocar muitas pancadas de chuva na Região Sul. Entre a quarta (16) e a sexta-feira (18), a chuva intensa deve atingir todo o Rio Grande do Sul, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina e o sul e o sudoeste do Paraná. Dados Climatempo indicam que a previsão é de chuva bastante volumosa, acompanhada de descarga elétrica e fortes rajadas de vento. Até a sexta-feira, o acumulado pode passar de 100 milímetros na região gaúcha do vale do Uruguai.
Segundo a Climatempo, nesta segunda-feira (14/09) a frente fria avança pela costa Sudeste provocando aumento de nebulosidade e chuva fraca na faixa leste do estado de São Paulo, alcançando Rio de Janeiro ainda hoje. Tempo aberto no interior de São Paulo, Espírito Santo e grande parte de Minas. Nebulosidade afasta da costa leste do Sul e toda a região tem tempo aberto. Avanço da frente reforça formação de nuvens no Centro-Oeste e até no Norte. No Nordeste, nuvens que vêm de leste penetram pelo continente mas chuvas ocorrem só na costa leste.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Uma holding formada pela Climatempo Consultoria, Agência Climatempo, a TV Climatempo e a CLIMANET (Internet, serviços de tecnologia e informática). Atualmente, o Grupo Climatempo fornece conteúdo para os principais portais do país, mais de 50 retransmissoras de televisão do Brasil, rádios e tem cerca de mil clientes. Os dois principais segmentos atendidos são o de agronegócios e meios de comunicação. Além destes, fornece conteúdo meteorológico estratégico para produtoras, a indústria eletroeletrônica e têxtil, comércio, moda e turismo, construção civil, setor de energia, entre outros setores.