Frio chega amanhã (09) nas cidades próximas ao PR e no domingo na Capital paulista. A quarta-feira segue com tempo seco e temperaturas elevadas para a época do ano em São Paulo. Na Capital, a máxima atinge 26°C durante a tarde hoje, valor 4°C acima da média climatológica do mês de julho. Além disso, os índices de umidade relativa estão em declínio e devem chegar em torno de 30%.
Amanhã, justamente no dia do feriado em São Paulo, uma frente fria chega ao Estado e começa a mudar tempo. Segundo os meteorologistas da Somar, apesar da mudança, o dia ainda será bastante aproveitável, com sol entre nuvens pela manhã, elevação da temperatura e chuvas apenas a partir da tarde na maior parte do Estado. Apenas nas áreas mais próximas da divisa com o Estado do Paraná é que as chuvas virão ainda pela manhã e a temperatura máxima será mais baixa (sensação de frio).
Os modelos de previsão também não indicam uma sexta-feira totalmente perdida para aqueles que irão emendar o feriado e o dia será parcialmente aproveitável na maior parte do Estado. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, o estacionamento da frente fria e os temporais previstos para o Estado do Paraná farão com que boa parte de São Paulo tenha alguns períodos de melhoria e elevação das temperaturas, especialmente durante a manhã. “Já a partir da tarde, não tem jeito, a frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado e há enorme risco de temporais entre Itapeva, Vale do Ribeira e Litoral Sul do Estado”, conta o meteorologista.
No sábado, a frente fria avança pelo Estado de São Paulo novamente. Mesmo assim, o dia será parcialmente aproveitável, com pancadas de chuva e trovoadas especialmente a partir da tarde e temperaturas agradáveis na maior parte das localidades. No domingo, o dia deverá amanhecer com chuvas, mas a previsão é de diminuição das precipitações a partir da tarde. Já as temperaturas despencam por conta do avanço de uma massa de ar de origem polar e máxima não deverá passar dos 18°C na Capital.