A frente fria que avança pelo Sul do País causa pancadas de chuva e trovoadas na Região, especialmente no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, além das chuvas moderadas com trovoadas, a passagem do sistema frontal provocou rajadas de 60km/h durante a madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil do município, o vento chegou a arrancar telhas de um prédio que caiu sobre a Casa Geriátrica Padre Reus, no bairro Rubem Berta, mas não houve danos pessoais ou materiais. Além dessa ocorrência, houve queda de árvores, inclusive sobre um automóvel.
De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta quinta-feira a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas no centro e norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná. Em algumas localidades, as chuvas serão moderadas, com acumulado de até 30mm. A temperatura máxima entra em declínio e não passa dos 20°C na maior parte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná.
Amanhã, a frente fria provoca chuvas generalizadas em boa parte do Rio Grande do Sul e centro e sul de Santa Catarina, com acumulado de até 30mm em 24 horas em algumas localidades. No norte e oeste de Santa Catarina e em todo o Paraná, o sol predomina. Além disso, a presença de uma massa de ar de origem polar provoca declínio da temperatura, com mínima de 5°C no sul gaúcho. A máxima não passa dos 20°C no Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná. Já no noroeste pranaense a máxima alcança 28°C.
A partir de sábado a frente fria ganha companhia da umidade proveniente da Amazônia e de uma área de baixa pressão atmosférica e por isso, a previsão é de temporais, com acumulado de mais de 60mm no oeste do Rio Grande do Sul e em torno de 50mm no centro, leste e sul do Estado. Os modelos de previsão indicam rajadas de até 90km/h e há risco de queda de granizo desde o oeste (regiões de São Borja e São Luiz Gonzaga) até o leste (região da Lagoa dos Patos).
No domingo, a frente fria provoca chuvas generalizadas no Rio Grande do Sul, oeste e centro de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. No Rio Grande do Sul, ainda há risco de temporais, com acumulado de até 60mm em 24 horas no centro e oeste do Estado. Em Santa Catarina e Paraná, o acumulado alcança 10mm.